StockBeat: RWE atinge máxima de 5 anos com substituição do carvão na Alemanha

Investing.com

Publicado 16.01.2020 07:01

Atualizado 16.01.2020 10:09

Por Geoffrey Smith

Investing.com - Alemanha finalmente está levando a sério a substituição do carvão - e as empresas que o queimam estão se saindo muito bem com isso, obrigado.

A RWE, o maior gerador de eletricidade a carvão do país, atingiu seu nível mais alto desde setembro de 2014 na quinta-feira, com relatos de que receberá até 2,6 bilhões de euros em compensação para encerrar suas últimas usinas de carvão, cerca de 600 milhões de euros a mais do que havia sido discutido anteriormente.

Às 7h (horário de Brasília), a RWE (DE:RWEG) subia 1,8%, a segunda ação com melhor desempenho em um DAX index que estava à deriva 0,1% em baixa. o resplendor da trégua comercial EUA-China desapareceu. O índice de referência Stoxx 600 manteve-se estável em 419,46.

Os relatórios, que ainda não foram oficialmente confirmados, seguem um acordo inovador no nível político durante a noite de quarta-feira, onde a chanceler federal Angela Merkel concordou com um pacote de ajuda de € 40 bilhões (US$ 45 bilhões) com os premiers de quatro estados onde a mineração de carvão ainda está em andamento, uma grande fatia da economia local.

O acordo político é mais um passo para um caminho dolorosamente longo e sinuoso que é a reinvenção do RWE, um produto da resposta confusa da Alemanha às mudanças climáticas. Merkel comprometeu efetivamente a Alemanha a gerar energia de carvão por mais 30 anos, quando acelerou o fechamento das usinas nucleares do país após o desastre de Fukushima em 2011. Por outro lado, o Reino Unido, que permitiu que suas usinas nucleares funcionassem até o final de suas vidas naturais, desmamaram completamente da fonte de energia que produz mais gases de efeito estufa do que qualquer outra.

O acordo político firmado ontem à noite antecipa a data prevista para a substituição do carvão - o chamado Kohleausstieg - até 2035. A compensação, se confirmada, removerá maiores incertezas das perspectivas financeiras da RWE e facilitará o caminho para que ela desbloqueie mais valor para os acionistas, cindindo seus ativos renováveis ​​substanciais para uma empresa separada. Isso pode suportar mais reestruturações após uma complexa troca de ativos com a rival E.ON (DE:EONGn) nos últimos dois anos.

Analistas do Goldman Sachs (NYSE:GS) observaram na semana passada que a RWE, que já é o terceiro maior gerador de energia renovável da Europa, pode se tornar um objetivo de aquisição, dada a atratividade de seus ativos renováveis ​​e a sua valorização atual barata (o valor da empresa é apenas sete vezes o EBITDA, comparado a cerca de 14 para o operador dinamarquês de parque eólico Oersted (CSE:ORSTED). As ações triplicaram de seu ponto mais baixo em 2016, mas ainda valem apenas um terço do seu pico pré-crise.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Seria improvável que a Alemanha se alegrasse com uma aquisição estrangeira da RWE, dada sua importância estratégica para a economia e suas raízes no suprimento local de energia. Porém, com a Blackrock de gerenciamento de ativos (NYSE:BLK) no início desta semana, prevendo uma realocação "profunda" do capital global, impulsionada por questões de sustentabilidade e mudanças climáticas, o potencial de um forte vento de mudança para as ações da RWE certamente estará lá.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações