StoneCo vê lucro de R$4,3 bi em 2027 com integração entre software e serviços financeiros

Reuters

Publicado 15.11.2023 15:38

SÃO PAULO (Reuters) - A StoneCo (NASDAQ:STNE) divulgou nesta quarta-feira projeções para 2024 e para o ciclo dos próximos quatro anos, com uma expectativa de multiplicar o lucro em mais de oito vezes até 2027 frente ao registrado em 2022.

Para alcançar a estimativa, a companhia pretende acelerar a integração entre a operação financeira e de software, além de crescer no segmento de micro, pequenas e médias empresas, embora mantendo o patamar de investimentos controlado, disseram executivos da empresa.

Em evento anual com investidores, em Nova York, a companhia divulgou projeção de lucro líquido ajustado de, no mínimo, 1,9 bilhão de reais em 2024 e de ao menos 4,3 bilhões de reais em 2027. A StoneCo fechou o ano passado com lucro líquido ajustado de 526 milhões de reais.

O anúncio das novas projeções vem depois de, na sexta-feira à noite, a companhia divulgar salto de mais de 300% no lucro ajustado do terceiro trimestre, em base anual. O balanço fez as ações da empresa, negociadas em Wall Street, avançarem 12,9% na segunda-feira.

"A companhia nos últimos anos construiu um modelo de negócios super-rentável e gerador de caixa. O que estamos fazendo agora é, no fundo, aproveitar e alavancar essas oportunidades, para usar esse caixa para fazer nosso negócio crescer e melhorar a rentabilidade", disse o presidente-executivo da StoneCo, Pedro Zinner, à Reuters.

A companhia estima que parte do salto no lucro virá de uma expansão no segmento de micro, pequenas e médias empresas (MPME), com uma utilização mais eficaz das ferramentas de distribuição dos serviços e produtos, seja no meio online ou no físico.

O volume de pagamentos transacionados pela companhia no segmento MPME deve ultrapassar os 412 bilhões de reais em 2024 e alcançar mais de 600 bilhões de reais em 2027, contra 290 bilhões de reais no ano passado. O take rate do segmento, parcela cobrada pela StoneCo, deve passar de 2,49% no ano que vem e de 2,70% em 2027, segundo a empresa. Em 2022, o indicador ficou em 2,15%.

INTEGRAÇÃO

A StoneCo tem como principal negócio o serviço de adquirente, em especial para MPMEs, mas vem maturando uma operação ainda inicial de crédito e, desde 2021, com a aquisição da Linx (BVMF:LINX3), também tem atuação relevante em softwares para gestão de negócios.

A operação de software, no entanto, só agora será mais integrada com o restante da companhia, em busca de oferecer aos clientes soluções completas.

"Acho que era muita coisa no prato para resolver ao mesmo tempo", disse Zinner, sobre a opção da empresa de não integrar totalmente os negócios inicialmente. Ele assumiu o comando da companhia mais cedo neste ano.

A StoneCo selecionou quatro verticais para priorizar essa atuação integrada, buscando atender o mesmo cliente com produtos de software, serviços bancários e de adquirente. São elas: varejo, alimentação, farmácias e postos de gasolina.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Lia Matos, diretora de estratégia e de marketing, disse à Reuters que essas verticais reúnem 76% das oportunidades de oferta de produtos e serviços financeiros aos clientes de software.

"Vamos mostrar que, quando o cliente usa essas soluções combinadas, a relação econômica dele é muito melhor", afirmou.

A empresa mira cumprir as novas projeções sem acelerar fortemente as despesas ou o nível de investimentos. A expectativa é de que as despesas administrativas ajustadas ultrapassem 1,13 bilhão de reais em 2024 e 1,45 bilhão de reais em 2027. No ano passado, as despesas administrativas ficaram em 1,12 bilhão de reais.

A StoneCo ainda divulgou projeções para seu negócio bancário. A empresa estimou que os depósitos de clientes alcancem mais de 7 bilhões de reais em 2024 e acima de 14 bilhões de reais em 2027, contra 4,5 bilhões de reais em setembro deste ano.

A carteira de crédito deve chegar a mais de 800 milhões de reais em 2024 e acima de 5,5 bilhões de reais em 2027. No final do terceiro trimestre, o portfólio estava em 113,5 milhões de reais.

 

(Por André Romani)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações