Investing.com | Edição Emilio Ghigini
Publicado 16.08.2024 06:03
As ações europeias subiram pelo quarto dia consecutivo na sexta-feira, impulsionadas pelo sentimento positivo dos investidores depois que os números robustos das vendas no varejo dos EUA foram divulgados. O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,3%, atingindo uma máxima de duas semanas e se preparando para seu ganho semanal mais significativo desde 6 de maio. Enquanto isso, o índice FTSE 100 do Reino Unido registrou uma ligeira queda de 0,2%, apesar das vendas no varejo britânico atenderem às expectativas com um aumento de 0,5% em julho.
Em toda a região, a maioria das bolsas de valores estava em território positivo, com o FTSE MIB da Itália liderando o ataque, subindo 2,1%. O setor automotivo experimentou um aumento de 1,3%, em parte devido às ações da Ferrari (NYSE:RACE) e da Stellantis (NYSE:NYSE:STLA) acelerando 2,7% e 3%, respectivamente. Isso ocorreu mesmo quando a Stellantis enfrentou uma ação judicial de acionistas dos EUA, alegando que a empresa havia ocultado estoques crescentes e outras fraquezas nos negócios.
A divulgação durante a noite dos dados de varejo dos EUA indicou que os gastos do consumidor permanecem robustos, dissipando algumas preocupações sobre uma recessão iminente na maior economia do mundo.
No início de agosto, a confiança dos investidores foi abalada por um decepcionante relatório de empregos nos EUA, que contribuiu para uma liquidação global de ações. Desde então, o STOXX 600 se recuperou, eliminando suas perdas após uma série de indicadores econômicos encorajadores dos EUA que moderaram os temores de recessão.
Olhando para o futuro, os participantes do mercado estão voltando sua atenção para o próximo simpósio de Jackson Hole em Wyoming, um evento importante para os bancos centrais globais. Espera-se que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, fale na reunião.
O setor de tecnologia, que foi severamente impactado pela recente turbulência do mercado, está a caminho de sua mais longa sequência de vitórias em mais de seis meses. Apesar da possibilidade de volatilidade do mercado, as ações europeias podem apresentar uma oportunidade de investimento, já que alguns investidores permanecem cautelosos em aumentar sua exposição às ações dos EUA antes de eleições incertas, de acordo com a Lafargue.
Em outras notícias do mercado, as ações da Bayer (OTC:BAYRY) subiram 9% depois que a empresa garantiu uma vitória legal que poderia limitar sua responsabilidade sobre alegações de que seu herbicida Roundup causa câncer. O UBS também viu suas ações subirem 1,3% depois de anunciar planos de liquidar um fundo imobiliário de US$ 2 bilhões que havia adquirido durante a compra do Credit Suisse.
A Reuters contribuiu para este artigo.
Essa notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informação, veja nossos Termos de Uso.
Escrito por: Investing.com
Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.