Sueca Bambuser, de vendas online ao vivo, chega ao País

Estadão Conteúdo

Publicado 19.11.2020 07:00

Atualizado 19.11.2020 10:10

Sueca Bambuser, de vendas online ao vivo, chega ao País

A ferramenta de vendas online ao vivo Bambuser (ST:BUSER) está desembarcando no Brasil. A companhia sueca, que fornece tecnologia para shopstreaming - que une a apresentação de produtos em "lives" a uma ferramenta que permite a compra dos itens em tempo real -, já atende a grandes marcas globais, como a gigante de tecnologia Samsung (KS:005930), a rede de moda H&M e a companhia de móveis e decoração Ikea. Por aqui, fechou parceria com a empresa local F*hits, de Alice Ferraz, para oferecer a ferramenta a marcas locais.

Embora hoje a Bambuser tenha 95% de seu negócio ligado às vendas digitais, a empresa nasceu em 2007 com outro propósito, conforme lembrou a CEO da companhia, Maryam Ghahremani, em entrevista ao Estadão. A executiva disse que a ferramenta foi criada para uso jornalístico, como uma tecnologia de simplificação de transmissões ao vivo. "Os tempos de glória dessa fase foram durante a Primavera Árabe (entre 2010 e 2012), quando a Bambuser facilitou que o mundo visse a realidade daquela região."

Foi o e-commerce, no entanto, que tornou a empresa comercialmente viável. E a explosão do shopstreaming se deu justamente durante o isolamento social, por causa da pandemia de covid-19. Essa nova realidade fica transparente nos resultados da companhia no terceiro trimestre de 2020: as receitas dispararam quase 1.500%, em relação ao mesmo período de 2019. A Bambuser também chamou a atenção dos investidores: desde o início da pandemia, atraiu US$ 34,5 milhões em aportes; no acumulado do ano, o total sobe para US$ 45 milhões.

Embora plataformas globais como Instagram e Facebook estejam criando plataformas para facilitar vendas online, a executiva da Bambuser explicou que o diferencial da ferramenta sueca é ser uma "bandeira branca" a serviço dos clientes. Isso quer dizer que, embora use a solução da Bambuser, o consumidor interage diretamente nos apps ou websites de suas marcas preferidas. "E tem a questão de dados. Ao contrário do que acontece nessas empresas gigantes, todos os dados sobre o comportamento de compra ficam nas mãos das empresas. E essas informações são valiosas."

Estreia no Brasil

A chegada da Bambuser ao País coincide também com um momento de forte crescimento do e-commerce local, uma consequência direta da pandemia, que obrigou o fechamento das lojas físicas por vários meses. "O mercado brasileiro viu um salto de 5 a 7 anos da noite para o dia", disse a CEO da Bambuser.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A F*hits, parceira local da ferramenta, já começou fazer os primeiros contatos com potenciais clientes locais. "É o casamento perfeito. Sempre quis fazer o atendimento 360 graus da compra online: da apresentação do produto, à consideração e finalmente à efetivação da compra", disse Alice Ferraz, fundadora e CEO da F*hits, conhecida no mercado brasileiro por reunir um total de 200 influenciadoras. Alice também é colunista do Estadão. Esse time poderá produzir o conteúdo para marcas e transmiti-lo via Bambuser. "Há muitas marcas brasileiras que já têm muita influência, muitos seguidores. Agora, elas terão mais essa tecnologia para vender."

Conforme mostrou reportagem do Estadão em setembro, a lista de companhias locais apostando no shopstreaming não para de crescer. Entre as marcas investindo nas lives de vendas estão Lojas Americanas (SA:LAME4), C&A (SA:CEAB3) e Nespresso.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações