Taurus dispara com possível autorização para venda de fuzil; governo nega

Investing.com  |  Autor 

Publicado 21.05.2019 13:20

Taurus dispara com possível autorização para venda de fuzil; governo nega

Investing.com - Na tarde desta terça-feira na bolsa paulista, as ações da Forjas Taurus (SA:FJTA4) operam com forte valorização de 6,43% a R$ 3,65. A notícia de que a venda do fuzil do modelo T4 seria permitido para civis contribui para impulsionar os papéis. Apesar disso, o Governo nega que o decreto que flexibiliza o porte de armas autoriza a compra desse tipo de armamento.

A informação da suposta liberação foi dada pela companhia na tarde de ontem, informando que seria possível o cidadão comum comprar o modelo semiautomático de calibre 5.56. Atualmente, o armamento é de uso restrito das forças policias e Forças Armadas.

Procurada pela reportagem do Estado de S. Paulo, a Casa Civil negou a informação, explicitando que o se é de uso restrito, não poderá ser comprada por qualquer cidadão. A reportagem lembra que em 2017, quando Jair Bolsonaro já se apresentava como pré-candidato, o então deputado afirmou que o T4 seria liberado para determinados grupos.

O decreto, que é alvo de diversas medidas judiciais e legislativas, foi assinado pelo presidente no começo do mês. O texto autoriza o uso de o uso de armas e munição até então era de uso restrito a policiais e Forças Armadas, aumentando o limite da energia cinética das armas permitidas para 1.620 joules. Segundo a Taurus, o T4 tem 1.320 joules.

Governadores

Em carta aberta enviada ao presidente Jair Bolsonaro, governadores de 13 estados, e do Distrito Federal, se posicionaram contra o decreto que flexibiliza a posse de armas. A avaliação do grupo é que o texto irá aumentar a violência no país.

A carta foi assinada pelos governadores do DF, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Amapá, Tocantins e Pará.

Deputado pede à PGR suspensão de venda de fuzis a civis

Diante da possibilidade de civis comprarem os fuzis T4, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a suspensão da liberação a venda desse tipo de armamento a civis.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações