Taxas de juros abrem estáveis por expectativa com Fed e acompanhando Treasuries

Estadão Conteúdo

Publicado 20.03.2024 10:47

Taxas de juros abrem estáveis por expectativa com Fed e acompanhando Treasuries

As taxas dos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) abriram o pregão desta quarta-feira, 20, em leve alta, mas perderam fôlego na sequência, recebendo pressão negativa dos juros de Treasuries e da queda do dólar, e passaram a operar perto da estabilidade - onde devem ficar pelo menos até as 15h, quando o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciará sua decisão de política monetária.

A expectativa é de que o Fed mantenha os juros intactos, na faixa de 5,25% a 5,50%. A surpresa poderia vir nas projeções do comitê de política monetária a respeito da trajetória das taxas nos próximos meses ou nos comentários do presidente da instituição, Jerome Powell, em entrevista a partir das 15h30.

No caso das projeções, a dúvida é se o Fed vai sinalizar menos cortes de juros em 2024. Esta hipótese fez os juros dos Treasuries subirem em sessões passadas e alcançarem os maiores níveis desde o final do ano passado. Esse movimento sofreu uma leve reversão recentemente, e por enquanto, a direção das taxas de juros no mercado americano é para baixo.

Por volta das 9h40, a taxa da T-note de 2 anos, mais sensível às expectativas sobre a política monetária, recuava a 4,689%, de 4,692% na terça-feira, enquanto a taxa da T-note de 10 anos caía a 4,291%, de 4,299% na terça.

No mesmo horário, a taxa do contrato de DI para janeiro de 2025 subia a 9,950%, de 9,947% no ajuste anterior, enquanto a taxa para janeiro de 2027 tinha alta a 10,105%, de 10,103%. A taxa para janeiro de 2029 operava a 10,600%, de 10,598%.

Além da decisão do Fed, os investidores também esperam a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, que será anunciada a partir das 18h30 - depois do fechamento do mercado.

A previsão é de mais um corte de 0,50 ponto porcentual na Selic, a taxa básica de juros, e a expectativa de mudança está no trecho do comunicado que trata dos próximos passos do Copom - o chamado "forward guidance".

A dúvida é se o comitê vai continuar comprometido com cortes de 0,50 ponto porcentual "nas próximas reuniões" ou se vai mudar a sinalização dada ao mercado para algo mais restritivo, diante dos sinais de atividade econômica aquecida e resiliência das expectativas de inflação em níveis acima da meta de 3,0% ao ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações