Taxas de juros caem com sinais de desaceleração global, apesar de alta dos Treasuries

Estadão Conteúdo

Publicado 09.06.2023 10:16

Taxas de juros caem com sinais de desaceleração global, apesar de alta dos Treasuries

As taxas de DI abriram o pregão desta sexta-feira, 9, em baixa, ignorando a recuperação nos juros dos Treasuries e reagindo aos sinais de desaceleração da economia global recebidos desde quinta-feira (8) - aumento nos pedidos de seguro-desemprego dos Estados Unidos, a contração no PIB da zona do euro e a inflação abaixo da esperada na China, todos eles fatores que sugerem manutenção ou queda das taxas de juros à frente.

Por volta das 9h30, a taxa para janeiro de 2024 caía a 13,070%, de 13,092% no ajuste de quarta-feira, 7, enquanto a taxa para janeiro de 2025 recuava a 11,175%, de 11,256%. Em prazos mais distantes, as quedas eram mais acentuadas. A taxa para janeiro de 2026 caía a 10,54%, de 10,63%, enquanto a taxa para janeiro de 2027 recuava a 10,560%, de 10,641%.

A Bolsa brasileira permaneceu fechada nesta quinta-feira em função do feriado de Corpus Christi, e agora os investidores reagem tardiamente aos dados vindos do exterior que reforçam a tese de que o crescimento global está perdendo fôlego - o pode servir de obstáculo ao aumento dos juros, que age como um freio na atividade econômica.

Na quinta-feira as bolsas dos Estados Unidos tiveram um dia positivo justamente porque o indicador sobre auxílio-desemprego reforçou a tese de que há cada vez menos motivos para o Federal Reserve, o banco central americano, aumentar a taxa de juros por lá na próxima quarta-feira, 14.

Além disso, a China, país relevante para a economia brasileira, divulgou que a inflação ao consumidor do país veio aquém do esperado em maio, e que houve queda no índice de preços ao produtor para o menor nível desde o primeiro trimestre de 2016 - ambos sinais de desaceleração econômica, segundo o Rabobank.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações