Taxas do Tesouro Direto recuam com agenda recheada de indicadores

Mercado News

Publicado 29.09.2021 11:07

Atualizado 29.09.2021 11:26

Taxas do Tesouro Direto recuam com agenda recheada de indicadores

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto recuavam nesta quarta-feira (29), em dia de agenda doméstica recheada de indicadores e exterior ameno.

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a inflação dos produtos das indústrias extrativa e de transformação, registrou alta de 1,86% em agosto, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em meio à persistência da alta de preços no País.

Por outro lado, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,64% em setembro, mas ainda soma alta de 16% em 2021. Outro dado positivo na agenda interna é o superávit primário de R$ 16,729 bilhões registrado em agosto pelo setor público consolidado brasileiro, que inclui o governo federal, estados, municípios e estatais, com exceção de Petrobras (SA:PETR4) e Eletrobras (SA:ELET3). O bom resultado fiscal para o mês e o recuo do IGP-M viabilizavam o recuo dos juros futuros.

O tom mais ameno predominava no exterior, com o governo chinês injetando mais liquidez no sistema financeiro para amenizar os efeitos da crise da incorporadora China Evergrande Group (HK:3333) (OTC:EGRNY). Ainda assim, o dólar oscilava ante o real, exibindo viés de alta em meio ao clima de cautela predominante nos mercados brasileiros.

h2 Cotações/h2

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 recuava a 10,19%, de 10,28% na terça-feira (28). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 10,47%, ante 10,57% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,61%, em comparação com IPCA mais 4,67% na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 recuava a IPCA mais 4,86% ao ano, de IPCA mais 4,87% no último fechamento.

h2 Títulos públicos/h2

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Por Mercado News

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações