Taxas do Tesouro Direto sobem com cautela por Evergrande e IPCA-15

Mercado News

Publicado 24.09.2021 11:04

Taxas do Tesouro Direto sobem com cautela por Evergrande e IPCA-15

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiam nesta sexta-feira (24), em linha com a alta dos juros futuros e a valorização do dólar ante o real. Os mercados globais voltam a operar com cautela em meio ao risco de colapso da incorporadora chinesa Evergrande (OTC:EGRNY).

A Evergrande acumula um total de US$ 300 bilhões em passivos, uma dívida que vem sendo considerada impagável, o que levou as autoridades chinesas a alertar os governos locais para que se preparem para o colapso da companhia. A incorporadora deveria ter realizado o pagamento de juros referentes a uma parte de suas dívidas na quinta-feira (23), porém ainda não houve confirmação de que o pagamento foi efetuado, aumentando o receio com a possibilidade de calote. Em meio ao clima de desconfiança, investidores ao redor do globo buscam por ativos de menor risco visando proteger seu patrimônio.

No cenário doméstico, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) subiu 1,14% em setembro, o resultado mais alto para o indicador no mês desde 1994. A aceleração da inflação, somada ao receio com a crise hídrica e o desemprego ainda elevado no País, contribui para a deterioração da confiança dos consumidores. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 6,5 pontos em setembro ante agosto, indo a 75,3 pontos.

h2 Cotações/h2

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 9,96% ao ano, de 9,91% na quinta-feira (23). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 10,27%, ante 10,22% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,63%, ante taxa de IPCA mais 4,58% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 4,86%, de IPCA mais 4,76% no último fechamento.

h2 Títulos públicos/h2

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Por Mercado News

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações