Taxas dos contratos futuros de juros caem com Treasuries, IPCA-15 e ajustes na curva

Reuters

Publicado 24.03.2023 16:54

SÃO PAULO (Reuters) - As taxas dos contratos futuros de juros fecharam em baixa nesta sexta-feira no Brasil, influenciadas pela queda dos rendimentos dos Treasuries em meio à crise com o Deutsche Bank , pela leitura de que o IPCA-15 de março não foi tão ruim e com investidores ajustando posições após o forte avanço de quinta-feira.

Pela manhã, os mercados globais voltaram a ser abalados por mais um banco, desta vez o Deutsche Ban (ETR:DBKGn), cujas ações eram pressionadas pela alta no custo de seguro dos títulos da instituição contra risco de inadimplência.

Após as turbulências trazidas por dois bancos norte-americanos e um suíço nas últimas semanas, as preocupações com o alemão Deutsche Bank dispararam a busca por ativos de menor risco, como os Treasuries, que viram seus rendimentos recuarem.

A queda nos rendimentos dos Treasuries abriu espaço, no Brasil, para a baixa das taxas dos contratos de DI (Depósito Interfinanceiro), em meio à volta da percepção de que a crise bancária global ainda é um risco para o sistema, apesar das ações mais recentes dos bancos centrais.

Este movimento de baixa das taxas futuras foi amplificado pela disposição de alguns investidores de acertar posições, após o forte avanço ocorrido na quinta-feira, na esteira da divulgação de um comunicado mais duro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em relação ao controle da inflação.

O terceiro fator baixista para as taxas dos contratos futuros foi o IPCA-15, conforme dois profissionais ouvidos pela Reuters. O indicador, tratado como uma espécie de prévia da inflação oficial, registrou alta de 0,69% em março, desacelerando em relação ao 0,76% de fevereiro.

“Na quinta-feira, dado a piora forte do câmbio, os juros até tiveram um comportamento razoável. A parte curta (da curva) abriu mais que a longa. Nesta sexta-feira, o mercado de juros reflete, além do externo, um IPCA-15 um pouco mais benigno em sua composição”, comentou Felipe Novaes, chefe da mesa de operações do C6 Bank.

No fim da tarde, a taxa do DI (Depósito Interfinanceiro) para outubro de 2023 estava em 13,39%, ante 13,45% do ajuste anterior. Já a taxa para janeiro de 2024 estava em 13,085%, ante 13,188% do ajuste anterior. A taxa do DI para janeiro de 2025 estava em 11,95%, ante 12,131%. Entre os contratos mais longos, a taxa para janeiro de 2027 estava em 12,25%, ante 12,374% do ajuste anterior.

No exterior, os retornos dos Treasuries seguiam em baixa no fim da tarde, em um ambiente ainda tenso pela turbulência com o Deutsche Bank.

Às 16:36 (de Brasília), o rendimento do Treasury de dez anos --referência global para decisões de investimento-- caía 2,80 pontos-base, a 3,3762%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No Brasil, na próxima semana, os investidores estarão atentos à divulgação da ata do encontro do Copom, na terça-feira, e à coletiva de imprensa do presidente do BC, Roberto Campos Neto, na quinta-feira, após apresentação do Relatório de Inflação.

No fim da tarde desta sexta-feira, a curva a termo precificava 28% de chances de o BC reduzir a Selic em 0,25 ponto porcentual no encontro de maio e 72% de probabilidade de ele manter a taxa em 13,75% ao ano.

 

(Por Fabrício de Castro)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações