Taxas futuras de juros caem pela sexta sessão após IGP-DI ter maior queda desde 1947

Reuters

Publicado 06.06.2023 17:03

Por Fabricio de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - As taxas dos contratos futuros de juros recuaram pela sexta sessão consecutiva no Brasil, na contramão do exterior, em meio à percepção de que os índices mais recentes de inflação, como o IGP-DI divulgado nesta terça-feira, reforçam a perspectiva de um início de corte da taxa básica Selic no futuro próximo.

Após o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) indicarem, em semanas anteriores, que os preços no Brasil finalmente estão cedendo, nesta terça-feira foi a vez de o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) mostrar fraqueza.

Conforme a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI recuou 2,33% em maio, intensificando o recuo de 1,01% visto no mês anterior. Esta foi a queda mais forte do indicador de inflação em 76 anos, desde abril de 1947 (-2,59%).

“Temos visto há alguns dias a curva de juros fechando, praticamente em todos os vértices, e o motivo é único: a desaceleração da inflação”, comentou Felipe Izac, sócio da Nexgen Capital.

“IPCA-15, IGP-M... todos os indicadores estão convergindo para o mesmo lado. E hoje (terça-feira) tivemos o IGP-DI, que está fazendo preço também.”

Em análise a clientes, a Azimut Brasil afirmou que a deflação no atacado, observada nos dados do IGP-DI, é justificada pela queda nos preços de commodities como minério de ferro, milho e soja.

“O que estamos observando, e não apenas no Brasil, é a reversão da forte alta desses preços durante a pandemia”, avaliou a gestora.

Mesmo com os dados de inflação mais favoráveis, a curva a termo segue precificando chances pequenas de o Banco Central iniciar o ciclo de cortes da Selic, atualmente em 13,75% ao ano, já este mês. No entanto, as chances de um corte em agosto aumentaram, pela precificação da curva.

Durante a tarde, a precificação era de corte de 18 pontos-base da Selic em agosto, o que significa cerca de 72% de chances de um corte de 0,25 ponto percentual e outros 28% de manutenção.

Na quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio – o indicador oficial de inflação. O índice será observado com lupa pelo mercado financeiro, que busca indicações sobre os próximos passos do Banco Central na política monetária.

Por enquanto, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem adotado um discurso cauteloso, como mostrou sua participação em evento da segunda-feira. Ao mesmo tempo em que reconhece que a inflação “está melhorado”, ele avalia que a queda nos núcleos de inflação está lenta.

Neste cenário, no fim da tarde a taxa do DI (Depósito Interfinanceiro) para janeiro de 2024 estava em 13,13%, ante 13,158% do ajuste anterior, enquanto a taxa do DI para janeiro de 2025 estava em 11,24%, ante 11,301% do ajuste anterior. Entre os contratos mais longos, a taxa para janeiro de 2026 estava em 10,535%, ante 10,585% do ajuste anterior, e a taxa para janeiro de 2027 estava em 10,515%, ante 10,556%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O novo recuo das taxas dos DIs no Brasil contrastou com o avanço do rendimento dos Treasuries no exterior, onde investidores aguardam a divulgação de novos dados de inflação na semana que vem e a reunião de política monetária do Federal Reserve.

Às 16:42 (de Brasília), o rendimento do Treasury de dois anos --que reflete apostas para os rumos das taxas de juros de curto prazo-- subia 4,20 pontos-base, a 4,5246%.

No mesmo horário, o rendimento do Treasury de dez anos --referência global para decisões de investimento-- subia 0,20 ponto-base, a 3,6947%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações