Tecnologia de direção autônoma da Tesla se envolveu em 736 acidentes em 2019

Investing.com  |  Autor Michael Elkins

Publicado 14.06.2023 10:25

Investing.com - Segundo a Administração Nacional de Tráfego e Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA), o software Autopilot da Tesla (NASDAQ:TSLA) se envolveu em 736 acidentes rodoviários desde 2019, incluindo 17 ocorrências de morte.

A NHTSA define oficialmente o Autopilot da Tesla como um "sistema de automação de direção de Nível 2 SAE destinado a ajudar o motorista na condução". É importante destacar que o Autopilot não é uma tecnologia de direção autônoma. Contudo, estatísticas recentes indicam que algumas pessoas estão usando indiscriminadamente a tecnologia, chegando inclusive a provocar incidentes trágicos.

O Secretário de Transportes, Pete Buttigieg, declarou, em uma entrevista à Associated Press, que acredita que o nome Autopilot gera confusão.

"Não acredito que seja adequado denominar a tecnologia de Autopilot, quando o aviso em texto pequeno no rodapé diz que você precisa manter as mãos no volante e os olhos na estrada o tempo todo".

A NHTSA divulgou seus últimos dados sobre mortes relacionadas ao Autopilot em junho de 2022, quando apenas três mortes foram relacionadas à tecnologia. Em menos de um ano, os números mais recentes sugerem 17 mortes, sendo que 11 delas ocorreram desde maio de 2022.

De acordo com o jornal The Post, o aumento no número de acidentes coincidiu com a rápida expansão do software "Full Self-Driving" da Tesla. Inicialmente, o software foi instalado em cerca de 12.000 veículos e, após cerca de um ano, atingiu a marca de 400.000 unidades com a ferramenta em uso. A Tesla destacou esse crescimento como uma conquista importante de uma atualização disponibilizada no quarto trimestre de 2022, classificada como "um marco importante para a empresa". A companhia afirmou ainda que "todos os clientes nos EUA e no Canadá agora podem acessar a funcionalidade beta do FSD ao fazer uma compra ou locação de veículo e começar a experimentar a evolução da autonomia baseada em IA".

A NHTSA coleta dados detalhados sobre acidentes envolvendo a tecnologia de assistência ao motorista desde 2021. Quase todos os 807 acidentes relacionados à automação nesse conjunto de dados envolveram um veículo da Tesla. A Subaru (OTC:FUJHY) ficou em segundo lugar, com 23 casos.

A porta-voz Veronica Morales confirmou que a NHTSA está investigando o Tesla Autopilot, inclusive a atualização Full Self-Driving, mas se recusou a fornecer mais detalhes sobre o caso. Ela lembrou ao público que todos os sistemas avançados de assistência ao motorista requerem que o condutor humano esteja no controle e totalmente concentrado ao volante, e que todas as leis estaduais nos EUA responsabilizam o motorista pela operação do veículo.  

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As ações da TSLA fecharam o pregão de terça-feira, 13, com uma alta de 3,55%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações