Telecom Italia faz alerta sobre resultado e expõe divisão entre acionistas

Reuters

Publicado 18.01.2019 09:52

Telecom Italia faz alerta sobre resultado e expõe divisão entre acionistas

Por Agnieszka Flak

MILÃO (Reuters) - As tensões entre os dois principais acionistas da Telecom Italia ressurgiram nesta sexta-feira, depois que o grupo controlador da TIM no Brasil alertou sobre um declínio no lucro de 2018 e disse que seus negócios na Itália continuarão sob pressão em 2019.

A Telecom Italia alertou na noite de quinta-feira que espera divulgar lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 2018 de cerca 8 bilhões de euros. O número representa uma queda de menos de 5 por cento, apesar de melhorias no desempenho da TIM.

A companhia italiana está desde o ano passado no meio de uma batalha entre os acionistas Vivendi (PA:VIV) e o fundo ativista Elliott sobre os planos de recuperação dos negócios da empresa que acumula dívida de 25 bilhões de euros. A Vivendi tem 24 por cento da Telecom Italia e voltou a criticar o Elliott pelos fracos resultados da Telecom Italia.

"Estamos muito, muito nervosos porque houve muito tempo perdido desde que o Elliott assumiu controle... Estamos preocupados que não há um plano em ação e eles estão colocando a culpa na gestão anterior", disse um porta-voz do grupo francês de mídia.

O Elliott, que assumiu controle do conselho de administração da Telecom Italia em maio, não comentou o assunto.

Às 9h21 (horário de Brasília), as ações da Telecom Italia exibiam baixa de 7,6 por cento, enquanto o índice da bolsa de Milão mostrava valorização de 0,75 por cento.

Os dois grupos vão se enfrentar em 29 de março, quando acionistas terão que votar o pedido da Vivendi para substituição dos cinco diretores indicados pelo Elliott.

Analistas disseram que a previsão da Telecom Italia indica uma acentuada deterioração dos negócios da empresa na Itália no último trimestre, de até 10 por cento, bem acima do esperado.