Telefonica vai migrar sistemas para nuvem em acordo com Oracle

Reuters

Publicado 27.09.2021 09:25

Por Clara-Laeila Laudette

MADRI (Reuters) - A espanhola Telefonica (MC:TEF) assinou acordo de longo prazo com a provedora de serviços em nuvem Oracle (NYSE:ORCL) (SA:ORCL34)para migrar a maioria de seus sistemas de banco de dados para a nuvem, informaram as empresas nesta segunda-feira, em preparação para o uso do 5G e da "Internet das Coisas".

A operadora de telecomunicações, que já usa sistemas de dados da Oracle, vai transferi-los para uma plataforma toda em nuvem que oferece suporte às suas operações internas e comerciais, incluindo serviços de inteligência de negócios e produtos de faturamento, receita e gerenciamento de clientes.

A nova plataforma será operada pela Oracle em "data centers" próprios da Telefonica para manter os custos baixos, garantir a segurança e cumprir com as leis europeias de dados, disse o comunicado conjunto.

"Precisamos consolidar e simplificar nossa infraestrutura tecnológica ... para construir uma plataforma em nuvem robusta e escalonável em nossos próprios data centers ... para satisfazer as necessidades de mudança de nosso negócio", disse o diretor de tecnologia e transformação de TI da Telefonica, Fidel Jesus Fernandez.

A operadora - espremida nos últimos anos por um mercado espanhol competitivo, cada vez mais barato e com custos elevados ao reformular sua infraestrutura física e digital - aposta na aceleração da digitalização em meio à pandemia.

A computação em nuvem cresceu conforme as empresas em todo o mundo buscam migrar seus sistemas, um benefício para provedores como Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34), IBM (NYSE:IBM)  (SA:IBMB34) e Microsoft (NASDAQ:MSFT)  (SA:MSFT34) - mas também atraindo o controle para potenciais riscos regulatórios e de segurança cibernética que envolvem as operações totalmente baseadas em nuvem.

(Por Clara-Laeila Laudette)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações