Temporada dos ‘bancões’: Quais podem ser destaque positivo e negativo?

Investing.com

Publicado 29.04.2024 14:55

Investing.com – Bancos devem apresentar crescimento nos lucros no primeiro trimestre, com tendências positivas para as instituições financeiras de grande porte, de forma geral. Enquanto o Santander (BVMF:SANB11) deve seguir com trajetória de recuperação, o Bradesco (BVMF:BBDC4) pode ser mais pressionado, no entendimento de analistas. Veja as preferências:

A XP Investimentos espera que os bancos sigam com tendências positivas, principalmente no crescimento da carteira de crédito e inadimplência estável para Banco do Brasil (BVMF:BBAS3) e Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4).

Pensa em investir em empresas do setor financeiro bancário? Veja o histórico de lucro por ação, comparação com pares, modelos de preço-justo, gráficos de remuneração de dividendos e outros dados no .

Em relatório divulgado aos clientes e ao mercado, a XP (BVMF:XPBR31) considera que o custo do crédito deve ter diminuído, o que deve ter levado a maior apetite ao risco, “com alguns bancos a apresentarem oportunidades de crescimento em linhas de crédito mais arriscadas”.

O crescimento dos lucros é provável para os grandes bancos no primeiro trimestre, segundo o Itaú BBA, que enxerga despesas de concessão de crédito mais baixas, tendo em vista que a piora do NPL deve ter ficado no passado.

“O crescimento lento da carteira de empréstimos e os fracos NIIs dos clientes são outro denominador comum”, destaca, ao reconhecer ainda que juros mais altos possuem efeito negativo nas perspectivas de crescimento a longo prazo, nos fluxos de capital e nos valuations, mas considerar como favorável o cenário de curto prazo para os grandes bancos.

Dessa forma, o Itaú BBA demonstra otimismo com BB e Nubank (BVMF:ROXO34), ambas com classificação outperform, equivalente à compra, com a expectativa de que a temporada seja um gatilho positivo

Já o Bank of America (NYSE:BAC) espera que Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Santander apresentem tendências operacionais sólidas e melhores resultados em relação ao Bradesco, que seguiria pressionado e com fraqueza na geração de receitas.

“Continuamos confortáveis ​​com o Itaú, que deverá apresentar mais um trimestre de melhoria constante. O Banco do Brasil continua se beneficiando da operação core banking e da subsidiária argentina (Patagônia)”, destaca o BofA, que menciona ainda melhorias e um sólido crescimento do lucro líquido anual do Santander, que seria o melhor do setor – mas com bases de comparação mais baixas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

“O Bradesco deverá seguir na direção certa, mas o crescimento limitado das receitas (dado o processo de redução do risco da carteira de empréstimos) e as despesas elevadas deverão impedir a excitação do mercado. No Nubank, vemos riscos negativos para nossa estimativa de lucro líquido de R$ 407 milhões, dadas as pressões da estratégia de crescimento no México”, completa o BofA.

h2 ‘Bancões’ no InvestingPro/h2

Com o InvestingPro, plataforma premium do Investing.com, é possível montar carteiras teóricas e comparar o preço-alvo estimado de diversas ações. Ao incluir quatro principais bancos de grande porte no Brasil, o InvestingPro aponta potencial de valorização em todas as ações, com destaque para o potencial de Itaú Unibanco, acima de 34%. O menor upside, segundo a plataforma, seria do Santander, com 19%.