Tenda reduz prejuízo a R$19,6 mi no 4º trimestre

Reuters

Publicado 14.03.2024 20:04

Atualizado 14.03.2024 21:30

Por Patricia Vilas Boas

(Reuters) - A construtora Tenda (BVMF:TEND3) reduziu seu prejuízo líquido consolidado para 19,6 milhões de reais no quarto trimestre do ano passado, após perdas de 23,8 milhões nos três meses anteriores e de 155,1 milhões no último trimestre de 2022, mostrou balanço divulgado nesta quinta-feira.

A marca Tenda, principal negócio da construtora, apurou lucro líquido de 2,9 milhões de reais nos meses de outubro a dezembro de 2023, revertendo resultados negativos tanto no trimestre imediatamente anterior quanto um ano antes.

A Alea, divisão de casas pré-fabricadas da construtora, no entanto, viu seu prejuízo ser elevado no período ante o trimestre anterior a 22,6 milhões de reais, mas um pouco menor que no último trimestre de 2022.

O diretor financeiro da companhia, Luiz Mauricio Garcia, classificou 2023 como o "ano da virada" para a Tenda, que continuará focada no segmento de menor renda este ano.

"Para 2024, nossa prioridade continua sendo que a Tenda volte a ser exemplo de eficiência e rentabilidade no segmento de habitação popular no Brasil", afirmou o executivo em relatório de resultados. Também disse que prevê tornar a Alea rentável a partir de 2025.

Garcia expressou otimismo em relação às oportunidades e desafios decorrentes do lançamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Futuro e da regulamentação do Regime Especial de Tributação (RET) de 1% para empreendimentos da faixa mais baixa do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

A receita líquida consolidada da construtora subiu 19,6% no quarto trimestre na base anual, para 754,9 milhões de reais.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado somou 47,3 de reais no período, versus um resultado negativo de 54,2 milhões de reais no último trimestre de 2022. A margem Ebitda ajustada ficou em 6,3%, de -8,6% um ano antes.

As vendas líquidas do grupo totalizaram um valor geral de vendas (VGV) de 842,4 milhões de reais no trimestre, aumento de 25% ano a ano, enquanto os lançamentos somaram VGV de 1,15 bilhão de reais, alta de 52,4% na mesma comparação, com 21 empreendimentos lançados no período.

A construtora anunciou também suas projeções para 2024, esperando margem bruta ajustada entre 29%-31% para Tenda e 9%-11% para Alea, além de vendas líquidas de 3,2 bilhões a 3,5 bilhões de reais para Tenda e de 400 milhões a 500 milhões de reais para Alea.

A empresa também previu Ebitda ajustado positivo entre 375 milhões e 425 milhões de reais para a marca Tenda, e, para a marca Alea, por sua vez, resultado negativo de 50 milhões a 30 milhões de reais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações