Tensões EUA-China e preocupações sobre vírus pressionam índices acionários europeus

Reuters

Publicado 24.07.2020 13:33

Por Susan Mathew

(Reuters) - As ações europeias registraram sua maior queda diária em um mês nesta sexta-feira, uma vez que o sentimento global azedou depois que Pequim ordenou aos Estados Unidos que fechem seu consulado em uma cidade chinesa em retaliação a uma ação semelhante de Washington.

Com todos os setores tendo operado no vermelho, as ações de tecnologia, como da SAP e da ASML, lideraram as perdas após uma liquidação em seus pares dos Estados Unidos.

Às 13:32 (horário de Brasília), o índice FTSEEurofirst 300 caía 1,74%, a 1.430 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdia 1,7%, a 367 pontos.

O índice de referência registrou perda semanal pela primeira vez em quatro semanas. O aumento de casos globais de Covid-19 também pesava sobre o sentimento, uma vez que os investidores preocupavam-se com as medidas de contenção que poderiam reverter uma recuperação na atividade empresarial.

Dados de PMI desta sexta-feira mostraram que o setor manufatureiro da Alemanha evitou uma contração pela primeira vez em 19 meses em julho, enquanto dados da zona do euro mostraram que a atividade empresarial do bloco voltou a crescer.

"O forte aumento no PMI Composto da zona do euro é um sinal encorajador de que a recuperação econômica continuou em um ritmo decente no início do terceiro trimestre", disse Jack Allen-Reynolds, economista sênior para a Europa na Capital Economics.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,41%, a 6.123 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 2,02%, a 12.838 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,54%, a 4.956 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,85%, a 20.075 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,22%, a 7.294 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,02%, a 4.492 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações