Tesla eleva salários de funcionários na Alemanha em meio a pressão sindical

Estadão Conteúdo

Publicado 06.11.2023 08:36

Atualizado 06.11.2023 12:18

Tesla eleva salários de funcionários na Alemanha em meio a pressão sindical

A Tesla (NASDAQ:TSLA) decidiu elevar os salários de funcionários de sua fábrica na Alemanha em meio a uma agressiva campanha de sindicalização, em iniciativa que vem num momento em que o CEO da montadora de veículos elétricos, Elon Musk, está sujeito a enfrentar situações semelhantes nos EUA.

A diretoria da Tesla na Alemanha revelou, no fim da semana passada, um pacote de aumentos salariais para os trabalhadores locais durante visita de Musk à fábrica, que fica nos arredores de Berlim, segundo informou a empresa nesta segunda-feira (6). Musk também prometeu que a unidade produzirá o veículo de nova geração da Tesla.

A Tesla vem sendo pressionada pelo poderoso sindicato alemão IG Metall, que tenta convencer a companhia a aceitar um acordo sindical. Já na Suécia, um sindicato industrial menor que representa trabalhadores do setor de serviços da Tesla está em greve e deve ter reunião com representantes da empresa ainda hoje, na tentativa de obter um contrato de negociação coletiva.

Os anúncios na Europa ocorrem num momento em que o sindicato automotivo United Auto Workers (UAW, pela sigla em inglês) mira as fábricas da Tesla nos EUA. Depois de fechar contratos recordes com montadoras de Detroit, o UAW aposta que atrairá trabalhadores não sindicalizados para suas fileiras. Nas recentes vitórias do sindicato, a Toyota disse na semana passada que irá aumentar os salários da maioria de seus trabalhadores de fábricas nos EUA, que não são sindicalizados.

A sindicalização de trabalhadores da Tesla nos EUA e na Europa tenderia a impulsionar ainda mais os custos da empresa, que já está com os lucros pressionados e vem reduzindo os preços de seus veículos em resposta à desaceleração do crescimento. Fonte: Dow Jones Newswires.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações