Tesla faz dezenas de demissões em NY, após campanha de sindicalização

Investing.com  |  Autor Michael Elkins

Publicado 16.02.2023 10:14

Atualizado 16.02.2023 14:31

Por Michael Elkins

De acordo com uma nova queixa aberta no Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA, a Tesla (NASDAQ:TSLA) demitiu dezenas de trabalhadores da Gigafactory de Nova York, um dia após os funcionários da unidade lançarem uma campanha de sindicalização.

Segundo uma reportagem da Bloomberg, o sindicato acusou a companhia de rescindir ilegalmente contratos de trabalho de funcionários, “em retaliação à atividade sindical, na tentativa de desincentivar a união dos trabalhadores”. O grupo teria pedido que o órgão tentasse obter uma liminar junto a uma corte federal, a fim de evitar “a destruição irreparável dos direitos dos trabalhadores”.

Os colaboradores da fábrica da empresa de veículos elétricos no estado de Nova York divulgaram a campanha de sindicalização na terça-feira, com uma carta pública à companhia.

O documento foi publicado no Twitter pelo sindicato em 14 de fevereiro, dizendo: “Queremos que a Tesla seja a empresa que acreditamos que ela pode ser”. “Nosso sindicato aprofundará os princípios e objetivos da Tesla, ajudando a reforçar a consciência da organização e nossa cultura de confiança e respeito”, acrescentou.

O CEO da Tesla, Elon Musk, já se opôs veementemente à sindicalização de trabalhadores no passado. Em 2021, o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas o obrigou a apagar um tuíte de 2018, no qual ameaçou os funcionários de acabar com o benefício de opções de ações, se escolhessem ser representados pelo UAW.

O tuíte disse o seguinte: “Nada impede que a equipe da Tesla em nossa fábrica vote pela sindicalização. Poderiam fazer isso amanhã se quiserem. Mas por que pagar contribuição sindical e abrir mão de opções de ações por nada? Nosso histórico de segurança é 2X melhor do que quando a fábrica era UAW e todos já contam com planos de saúde”. Em agosto de 2022, o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas reverteu uma decisão do governo Trump permitindo que a Tesla proibisse os colaboradores da fábrica de usar um uniforme com o emblema do sindicato durante o trabalho.

As ações da TSLA registravam uma alta de 0,87% nesta quinta-feira, às 14h31 de Brasília.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações