Tesla revela que vazamento de dados ocorrido em maio foi feito por ex-funcionários

Investing.com  |  Autor Michael Elkins

Publicado 22.08.2023 10:58

Na última sexta-feira, a Tesla (NASDAQ:TSLA), fabricante líder de veículos elétricos, informou ao procurador-geral do Maine sobre um vazamento de dados e revelou que dois funcionários foram os responsáveis pelo incidente, que passou a ser investigado após uma violação ocorrida em maio.

Segundo a notificação, os dois colaboradores cometeram uma “conduta interna inadequada” ao enviar dados com identificação pessoal de 75.735 empregados atuais e antigos, como nomes, endereços, telefones, registros de trabalho e números de Seguro Social, para o jornal alemão Handelsblatt. O periódico garantiu à Tesla que não divulgaria os dados e que estava “legalmente impedido de usá-los de forma indevida”.

“Após a investigação, descobriu-se que dois ex-funcionários da Tesla violaram as políticas de segurança da informação e proteção de dados da empresa, se apropriando indevidamente dos dados e compartilhando-os com o veículo de mídia”, afirmou Steven Elentukh, diretor de dados da Tesla.

A companhia identificou os ex-colaboradores envolvidos e moveu ações judiciais contra eles em relação à violação cibernética.

Em maio, o Handelsblatt informou o incidente, afirmando que a Tesla havia sofrido uma violação “maciça” de dados. O jornal teve acesso a mais de 23.000 registros internos, chamados de “Arquivos da Tesla”, que somavam 100 gigabytes de informações sensíveis. Esse conjunto continha dados privados dos funcionários, detalhes bancários dos clientes, informações de propriedade exclusiva referentes a processos de fabricação e reclamações dos clientes sobre as capacidades de direção totalmente autônoma (FSD) da Tesla.

A montadora está oferecendo apoio às pessoas afetadas, disponibilizando uma adesão limitada e gratuita ao IdentityWorks, da Experian (OTC:EXPGF). É importante que as pessoas se cadastrem antes que os códigos fornecidos pela empresa expirem em 30 de novembro de 2023.

As ações da Tesla abriram o pregão desta terça-feira , 22, com uma alta de 2,30%, cotadas a US$ 236,59.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações