Tesla segue postura cautelosa de GM e Ford sobre demanda de VEs; ações caem

Investing.com  |  Autor Michael Elkins

Publicado 19.10.2023 10:32

Atualizado 19.10.2023 11:59

Investing.com – A Tesla (NASDAQ:TSLA) adotou a mesma postura cautelosa da General Motors (NYSE:GM) e da Ford (NYSE:F) na quarta-feira, 18, em relação aos planos de expansão da capacidade de produção de veículos elétricos (VEs). A companhia citou incertezas econômicas e enfatizou preocupações sobre uma possível queda na demanda.

O CEO da Tesla, Elon Musk, expressou sua preocupação com o impacto dos juros altos na acessibilidade de seus veículos, mesmo com cortes significativos de preço. Ele disse que esperaria por uma maior clareza na economia antes de acelerar sua fábrica planejada no México.

“As pessoas hesitam em comprar um carro novo se houver incerteza na economia”, declarou Musk durante a teleconferência após os resultados. “Não quero entrar em ‘alta velocidade’ na incerteza.”

Musk ecoou as preocupações de outras startups de VEs e fabricantes tradicionais em relação à demanda de veículos elétricos. Com isso, as ações da Tesla registravam fortes perdas no pregão desta quinta-feira, 19, em conjunto com outras ações do setor.

As startups de VEs Lucid (NASDAQ:LCID) e Rivian (NASDAQ:RIVN) apresentaram desvalorizações na manhã de quinta-feira, com ambas as empresas sofrendo perdas superiores a 2%.

A GM anunciou na terça que postergaria a produção das picapes elétricas Chevrolet Silverado e GMC Sierra em uma fábrica em Michigan por um ano, atribuindo a decisão a uma retração na demanda por veículos elétricos.

Já a Ford revelou na semana passada seu plano de reduzir temporariamente um dos três turnos na fábrica responsável pela fabricação de seu caminhão elétrico F-150 Lightning. A empresa já havia diminuído o aumento de seus veículos elétricos em julho, realocando investimentos para veículos comerciais e híbridos.

Às 11h15 de Brasília, as ações da Tesla recuavam cerca de 7%, negociadas ao redor de US$ 225,76.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações