Tesouro está atento ao mercado secundário de LFTs, vê estabilização em "algum nível"

Reuters

Publicado 28.09.2020 16:08

Atualizado 28.09.2020 17:05

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O Tesouro tem acompanhado com atenção o movimento de preços no mercado secundário de LFTs, com a crença de que haverá estabilização após a reprecificação em curso, disse nesta segunda-feira o coordenador-geral de Operações da Dívida, Luis Felipe Vital.

Nesse ínterim, a estratégia é reduzir colocações desses títulos flutuantes para que o Tesouro não seja fator adicional de pressão nos mercados, complementou ele, destacando que foi isso que aconteceu no leilão da última quinta-feira, quando houve redução do lote ofertado de LFTs.

Vital avaliou ainda que o cenário vigente para os papéis não decorre das incertezas fiscais, mas de um movimento de reprecificação, a exemplo do que aconteceu no passado com os papéis prefixados.

"A gente tem visto uma abertura na taxa, um aumento nas taxas, nos prêmios das LFTs, e isso basicamente reflete um fluxo vendedor maior, de forma que as taxas passam a ficar mais altas", disse ele, em coletiva de imprensa.

"Esse é um mercado extremamente importante para o Tesouro, o Tesouro tem prestado bastante atenção nos movimentos desse mercado. A gente acredita que o mercado está passando por um movimento de reprecificação e que em algum nível ele deve se estabilizar."

Questionado se o nível atual da Selic --em sua mínima histórica de 2% ao ano-- não estaria contribuindo para essas mudanças no mercado secundário de LFTs, Vital afirmou que o fato de a taxa básica de juros estar no seu piso histórico não impede que o mercado precifique um prêmio em cima dos títulos.

"Estamos vendo mercado mais vendedor de LFT e isso faz com que esse prêmio acima da Selic tenha aumentado ou esteja aumentando ao longo das últimas semanas", afirmou.