ThyssenKrupp se aproxima de primeiro lucro líquido em três anos

Reuters

Publicado 14.08.2014 09:06

ThyssenKrupp se aproxima de primeiro lucro líquido em três anos

FRANKFURT (Reuters) - A alemã ThyssenKrupp disse que pode voltar a apresentar lucro pela primeira vez em três anos e elevou suas previsões para o ano fiscal, uma vez que uma reviravolta em sua siderúrgica brasileira e a demanda por elevadores e fábricas químicas impulsionaram seu resultado trimestral.

A ThyssenKrupp elevou nesta quinta-feira a previsão para seu ano fiscal encerrado em setembro para "equilíbrio entre receitas e despesas a lucro líquido levemente positivo".

O presidente-executivo da empresa, Heinrich Hiesinger, tem tentado promover mudanças após uma desaceleração no setor siderúrgico global e uma investida falha nas Américas causar perdas e impedir o grupo de pagar dividendos a acionistas por dois anos consecutivos.

Ele cortou custos e vendeu negócios não essenciais para reduzir a exposição da companhia à volatilidade do setor siderúrgico e fechar uma defasagem ante rivais mais rentáveis.

A ThyssenKrupp havia previsto anteriormente uma melhora significativa do resultado, após divulgar prejuízo líquido de 1,5 bilhão de euros (2 bilhões de dólares) em 2013.

A ThyssenKrupp também disse nesta quinta-feira que agora projeta que o lucro antes de juros e impostos (Ebit) dobre neste ano fiscal ante 586 milhões de euros no ano fiscal anterior.

Hiesinger tem enfrentado repetidos reveses. As finanças cada vez mais deterioradas da companhia a forçaram a pedir dinheiro a acionistas no fim do ano passado, grandes acordos foram apenas parcialmente bem sucedidos e surgiram problemas de conformidade custosos e embaraçosos.

Ele tentou vender o negócio Steel Americas da ThyssenKrupp, mas conseguiu encontrar um comprador para apenas metade do negócio - uma fábrica de processamento no estado norte-americano do Alabama - deixando a empresa com uma siderúrgica deficitária no Brasil.

No entanto, no terceiro trimestre fiscal até o final de junho, a usina brasileira surpreendentemente voltou ao lucro operacional, ajudando o grupo a quase triplicar seu Ebit ajustado para 398 milhões de euros, superando uma estimativa média de 357 milhões de euros de analistas.

O resultado também foi impulsionado por um salto no negócio de siderurgia na Europa --onde a ThyssenKrupp está cortando mais de 2 mil postos de trabalhos --, reestruturação no negócio de elevadores e a demanda por fábricas de fertilizantes.

(Por Maria Sheahan)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações