Thyssenkrupp vende participação em siderurgia para bilionário tcheco

Reuters

Publicado 26.04.2024 08:16

Por Christoph Steitz e Andrey Sychev e Jan Lopatka

FRANKFURT/BERLIM/PRAGA (Reuters) - A Thyssenkrupp venderá uma participação de 20% em sua divisão de siderurgia para a holding de energia controlada pelo bilionário tcheco Daniel Kretinsky, um grande avanço para o conglomerado alemão depois de anos de tentativas de alienar a unidade.

Para a Thyssenkrupp, o acordo marca o que ela espera que resulte em uma separação do balanço patrimonial de um negócio cíclico e em dificuldades que vem tentando vender, separar ou fundir com outro grupo há anos.

Com um histórico de fornecimento de aço para fábricas e ferrovias que remonta a mais de 200 anos, a Thyssenkrupp Steel Europe é a maior siderúrgica da Alemanha e está ligada à ascensão do país como uma potência industrial.

Entretanto, concorrentes asiáticos, altos preços da energia elétrica e esfriamento da economia global pressionaram os negócios do grupo alemão, levando a prejuízos operacionais em quatro dos últimos cinco anos.

As partes estão em negociações para que a Kretinsky compre uma participação adicional de 30%, visando a uma joint venture 50-50 em algum momento, disse a Thyssenkrupp nesta sexta-feira, o que fazia suas ações dispararem mais de 10% nesta manhã.

O acordo está centrado na ideia de que a produção de aço exigirá eletricidade barata e "verde" no futuro, áreas em que a EPCG, empresa detida por Kretinsky, pode fornecer com seus 22 gigawatts (GW) de capacidade instalada em toda a Europa.

A EPCG, que obteve lucro operacional de 7,3 bilhões de euros no ano passado, vem fechando suas usinas a carvão e investindo pesadamente em novas usinas a gás prontas para hidrogênio, com 2,4 GW atualmente em construção em três locais na Itália e no Reino Unido.

A unidade EPETr deterá a maior parte dos ativos de carvão remanescentes, que serão eliminados gradualmente como parte de um impulso de investimento em energias renováveis de 10 bilhões de euros.

Não foi divulgado o valor do negócio, mas a corretora Baader disse que, a menos que sejam anunciadas reduções adicionais para o negócio no futuro, a Thyssenkrupp poderia receber de 350 a 400 milhões de euros pela participação.

Kretinsky chamou o acordo de uma importante contribuição para a descarbonização da indústria siderúrgica, acrescentando que "todo o setor siderúrgico europeu passará por uma transformação semelhante à do setor de energia".

A notícia chega no momento em que a Thyssenkrupp está reformulando sua área de siderurgia, que emprega cerca de 27.000 pessoas, para uma produção neutra para o clima até 2045, com a ajuda de subsídios governamentais de vários bilhões.

O conglomerado industrial alemão anunciou recentemente que cortará postos de trabalho e reduzirá a capacidade de sua principal usina em Duisburg, o que foi um ponto de atrito nas negociações com Kretinsky e gerou críticas do governo alemão.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Kretinsky, que está em uma onda de compras na Europa, é um ex-advogado de banco de investimento que construiu um dos maiores grupos de energia da Europa.

A Fundação Alfried Krupp von Bohlen e Halbach, o maior acionista da Thyssenkrupp, com uma participação de aproximadamente 21%, saudou o anúncio.

Representantes trabalhistas, que disseram ter sido informados apenas algumas horas antes do anúncio oficial, ficaram menos entusiasmados.

"Agora, precisamos de um conceito viável para o futuro, para a reorganização adicional em direção ao aço verde e, finalmente, um retorno ao respeito pelo lado dos trabalhadores", disse Juergen Kerner, membro da diretoria do sindicato IG Metall e vice-presidente do conselho de supervisão da Thyssenkrupp. "Caso contrário, o conflito será inevitável."

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações