TIM Brasil é estratégica para Telecom Italia, diz presidente

Reuters

Publicado 08.12.2023 16:13

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente-executivo da Telecom Italia, Pietro Labriola, disse nesta sexta-feira que a subsidiária brasileira TIM (BVMF:TIMS3) é estratégica para o grupo italiano.

Labriola, que foi presidente da TIM Brasil antes de ser nomeado para liderar a Telecom Italia em 2021, está no comando de um processo de restruturação de dívida do grupo, incluindo venda de ativos.

"O Brasil para nós é um pedaço importante, estratégico do grupo", disse ele a jornalistas em evento do grupo empresarial Lide, no Rio de janeiro. "Sem dívida na Itália, também no Brasil podemos voltar a crescer", acrescentou.

A Telecom Italia acertou neste ano a venda de sua rede fixa para empresa norte-americana de private equity KKR, em um negócio de cerca de 22 bilhões de euros, incluindo dívida e potenciais pagamentos adicionais, mas os termos do acordo sofrem oposição da maior acionista individual do grupo italiano, a companhia francesa Vivendi (EPA:VIV).

A Telecom Italia também busca a venda de sua rede de cabos submarinos Sparkle.

Paralelamente, o acionista e antigo vice-diretor geral da Telecom Italia Stefano Siragusa chegou a se posicionar publicamente a favor de um plano alternativo, apoiado pela empresa de investimentos britânica Merlyn Advisors, que envolvesse a venda da TIM Brasil e de operações domésticas de varejo da Telecom Italia.

Juntos, Siragusa e Merlyn Advisors têm menos de 3% da Telecom Italia, e até agora o plano não foi para frente.

Labriola afirmou nesta sexta-feira que a Telecom Italia nunca parou de investir no país, e que a TIM Brasil "está performando muito bem".

"O Brasil não é algo que ganhamos na loteria, é resultado de investimentos que o grupo fez no passado", afirmou ele. "Quando a (operação na) Itália gerava muito caixa, parte do caixa foi investida no crescimento no Brasil. Agora, o Brasil está colocando o resultado que merece frente a todos os investimentos feitos", acrescentou ele.

(Reportagem adicional de André Romani)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações