Touro de Ouro vira alvo de protesto um dia após inauguração na B3

Bloomberg Línea Brasil

Publicado 17.11.2021 09:37

Atualizado 17.11.2021 10:15

Touro de Ouro vira alvo de protesto um dia após inauguração na B3

Um dia após a inauguração da escultura Touro de Ouro na entrada da B3 (SA:B3SA3), no centro histórico de São Paulo, um grupo de manifestantes atacou a obra do artista plástico Rafael Brancatelli durante um protesto contra o avanço da fome no país. Cartazes com a inscrição “Fome” foram coladas na réplica do touro de Wall Street.

O ato foi divulgado nas redes sociais com postagens de fotografias e vídeos. A ação foi reivindicada pelos grupos Juventude Fogo no Pavio e Movimento Raiz da Liberdade.

“Cresce o desemprego, a fome e a miséria para o nosso povo, sobretudo para homens e mulheres negras. A juventude periférica se vê cada vez mais distante de seus sonhos e sem perspectiva do futuro. Enquanto o lucro e a acumulação de riquezas segue aprofundando a exploração incansável dos nossos trabalhos cada vez mais precarizados”, postou em sua conta no Instagram o movimento Raiz da Liberdade.

Já o grupo Juventude Fogo no Pavio comentou a manifestação com críticas ao capitalismo e ao governo federal. “O touro ganhou a marca do Brasil de Bolsonaro #Fome. O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho”, escreveu o grupo, também em sua conta no Instagram.

Neste segundo semestre, à medida em que o embate das eleições gerais de 2022 se aproxima, a sede da Bolsa tem sido palco de protestos. No mês passado, um grupo de manifestantes chegou a invadir o salão da B3. Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto protestavam contra o aumento dos preços dos alimentos, contra a fome, desigualdade e o crescimento das grandes fortunas.

Ex-presidenciável, Guilherme Boulos, do PSOL, comentou, nas redes sociais, o protesto contra o Touro de Ouro. “Enquanto os bilionários ostentam estátuas, a fome assola o Brasil”, escreveu em postagem no Instagram, identificando os dois grupos responsáveis pelos protestos.

h2 Atração turística/h2

As capas dos principais jornais de São Paulo estampam a fotografia do Touro de Ouro da B3. Nas redes sociais, proliferaram memes com a imagem da escultura, desde comparações com a escultura original, um ponto turístico de Wall Street, em Nova York, até selfies segurando os testículos do animal. Segundo usuários, o gesto traria sorte e prosperidade. Também houve nas piadas em postagens de grupos de esquerda referindo-se ao touro como “gado”, rótulo que a oposição atribui à base de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A escultura, localizada no prédio da B3, na rua XV de Novembro, 275, foi construída sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura de alta temperatura anticorrosiva e pode ser visitada gratuitamente por paulistanos e visitantes. O Touro tem 5,10 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura.

“O Touro de Ouro representa a força e a resiliência do povo brasileiro. A B3 está trazendo esse novo símbolo para valorizar não apenas o centro de São Paulo, mas o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da bolsa. O centro é o coração do mercado financeiro e, após a fusão que originou a B3, em 2017, a companhia optou não apenas em permanecer na região, como em contribuir para sua retomada”, disse Gilson Finkelsztain, CEO da B3, em comunicado.

h2 Campanha/h2

O artista plástico Rafael Brancatelli informou que fez cerca de 150 versões de desenhos até o resultado definitivo. “Foi mais de um ano de jornada, desde a concepção do projeto, para chegarmos a um conceito original e ao design de um touro totalmente brasileiro, com uma expressão representativa da bravura e a coragem do nosso povo”, disse o artista.

Segundo a B3, a inauguração do Touro de Ouro será acompanhada de uma campanha reforçando que a escultura, mais do que um símbolo associado em todo o mundo ao mercado financeiro, representará especialmente as características da população brasileira. Ela será protagonizada por quatro pessoas comuns que contarão como a decisão de terem se tornado investidoras impactou suas vidas. No mês de outubro, a B3 atingiu a marca histórica de 4 milhões de contas de pessoas físicas em renda variável.

“Não havia momento melhor para o lançamento do Touro, depois de termos anunciado a chegada de 4 milhões de contas de brasileiros pessoas físicas à bolsa. Nada melhor do que receber esse público, na frente do nosso prédio, com um símbolo que estimulará ainda mais o interesse sobre a bolsa, seu funcionamento e a sua história”, disse Felipe Paiva, diretor de relacionamento com clientes e pessoa Física da B3.

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações