Tradings de soja do Brasil se comprometem com desmatamento zero a partir de 2020

Reuters

Publicado 15.01.2021 20:41

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - As tradings de soja brasileiras CJ Selecta, Caramuru e Imcopa se comprometeram com o desmatamento zero em suas respectivas cadeias de suprimento, em movimento que pressiona empresas de maior porte a acelerar compromissos ambientais.

A promessa envolve o veto à comercialização de soja cultivada em terras desmatadas após agosto de 2020 em todo o Brasil, o que faz com que ele vá além de acordos anteriores entre tradings, que se aplicavam apenas à Amazônia.

Patricia Sugui, diretora de Sustentabilidade da CJ Selecta, disse que as três empresas são parte de um grupo que promove a sustentabilidade da soja, acrescentando que a medida para erradicar o desmatamento de suas cadeias imediatamente é "uma reposta a demandas da sociedade civil". As três companhias abastecem principalmente a indústria de salmão da Noruega.

O compromisso é o primeiro do gênero entre fornecedores de soja brasileiros, colocando pressão sobre grandes players, como a Cargill e a Bunge.

"Nós aplaudimos essa iniciativa da Caramuru, CJ Selecta e Imcopa para proteger o meio ambiente brasileiro e a vida selvagem fora da cadeia de valor do salmão", disse a Cargill à Reuters.

Em comunicado, a Bunge afirmou que se comprometeu a eliminar o desmatamento legal de todas as suas cadeias de suprimento até 2025, "o prazo mais curto do setor".

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) não respondeu de imediato a um pedido por comentários.

A Caramuru, que exportou 817 mil toneladas de farelo de soja em 2020, disse que vai utilizar satélites e dados governamentais para cumprir a promessa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações