TSMC pretende dobrar as fábricas de chips nos EUA, está sem planos para Europa

Reuters

Publicado 14.05.2021 12:55

Por Stephen Nellis

(Reuters) - A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing) (TW:2330) (SA:TSMC34) avalia injetar dezenas de bilhões de dólares a mais em fábricas de chips de ponta no Arizona, Estados Unidos. Mas não há perspectivas de uma fábrica avançada na Europa, disseram à Reuters pessoas familiarizadas com o assunto.

A taiwanesa é a fabricante de chips mais avançada do mundo, e seus planos estão sendo observados de perto em meio à escassez global de chips e novas iniciativas nos EUA e na Europa para subsidiar a produção de semicondutores. A TSMC anunciou no ano passado que vai investir de 10 a 12 bilhões de dólares para montar uma fábrica de chips em Phoenix.

A Reuters publico neste mês que a fábrica divulgada antes pela empresa pode ser a primeira de até seis instalações no local. Executivos da empresa discutem se a próxima fábrica deve ser mais avançada, capaz de produzir chips com a tecnologia de fabricação de 3 nanômetros, mais rápida e mais eficiente que a tecnologia de 5 nanômetros usada na primeira fábrica.

Uma instalação mais avançada, que produz tecnologia de 3 nanômetros, pode custar de 23 a 25 bilhões de dólares, disse uma pessoa familiarizada com o assunto à Reuters.

Funcionários da empresa também traçaram planos para que a TSMC produza a próxima geração de 2 nanômetros e chips menores, à medida que o campus de Phoenix for construído nos próximos 10 a 15 anos, disse a fonte.

Com essas fábricas, a TSMC provavelmente competirá com Intel (NASDAQ:INTC) (SA:ITLC34) e Samsung (KS:005930) por subsídios. O presidente dos EUA, Joe Biden, pediu 50 bilhões de dólares para apoiar a fabricação doméstica de chips e o Senado dos EUA pode decidir sobre isso logo.