Twitter enganou investidores e tem graves problemas de segurança, ataca ex-executivo

Investing.com

Publicado 23.08.2022 09:04

Atualizado 23.08.2022 12:42

Por Senad Karaahmetovic

Peiter "Mudge" Zatko, ex-diretor-geral de segurança do Twitter (BVMF:TWTR34)(NYSE:TWTR), acusou a gigante das redes sociais de apresentar graves problemas de segurança, de acordo com reportagens da CNN e do Washington Post.

Esses problemas representam uma grande ameaça aos usuários e acionistas do Twitter, bem como à segurança nacional dos EUA, alega Zatko. Suas revelações foram enviadas ao Congresso e a agências federais dos EUA no mês passado.

Zatko alega que o sistema de supervisão do Twitter é fraco, na medida em que várias pessoas têm acesso aos controles centrais e a informações sensíveis. Ele também acusou altos executivos de encobrir brechas na companhia. O denunciante prosseguiu acusando um ou mais dos atuais colaboradores da empresa de ter conexões com um serviço de inteligência estrangeiro.

Devido aos aparentes problemas de segurança, o Twitter está vulnerável a espionagem, manipulação, ataques cibernéticos e campanhas de desinformação, acrescentou Zatko. Como exemplo, o delator alega que o Twitter não está apagando dados de usuários após eles encerrarem suas contas na plataforma.

Ele também discutiu o problema dos robôs, que é central nas tentativas de Elon Musk de se livrar de um acordo de compra de US$ 44 bilhões com a empresa de mídia social. Zatko afirma que a gerência do Twitter não tem capacidade ou motivação para realmente entender o número de robôs.

O ex-executivo, que foi contratado pelo então CEO, Jack Dorsey, foi demitido do Twitter no início deste ano devido a um suposto baixo desempenho. Zatko, por outro lado, afirma que tentou convencer a gerência de que a companhia apresentava sérios problemas de segurança.

“O sr. Zatko foi demitido do cargo de executivo sênior no Twitter por baixo desempenho e liderança ineficiente há seis meses”, disse o porta-voz do Twitter à CNN.

“As alegações do sr. Zatko, feitas em um momento oportunista, pretendem chamar atenção e infligir danos ao Twitter, seus clientes e acionistas. A segurança e a privacidade sempre foram prioridades em toda a companhia, e ainda tempos muito trabalho pela frente”.

Representantes de Zatko disseram à CNN que seu cliente não manteve contato com Elon Musk.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações