Twitter recebe cartão amarelo da UE por combate ineficiente à desinformação

Reuters

Publicado 09.02.2023 10:20

Atualizado 09.02.2023 11:40

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - O Twitter levou uma advertência da Comissão Europeia nesta quinta-feira, já que seus esforços de combate à desinformação ficaram abaixo das medidas tomadas por Google (NASDAQ:GOOGL), Meta, Microsoft (NASDAQ:MSFT) e TikTok.

As empresas apresentaram relatórios de progresso sobre o cumprimento de medidas de combate à desinformação nos últimos seis meses.

Os relatórios incluíram dados sobre receita de publicidade que as empresas haviam evitado de agentes promotores de desinformação, número ou valor de anúncios políticos aceitos ou rejeitados e casos de comportamentos manipulativos detectados.

No ano passado, a Comissão Europeia vinculou um código de conduta às medidas de combate à desinformação reunidas sob a Lei de Serviços Digitais e que permite aos reguladores multar empresas em até 6% de seu faturamento global por violações.

A vice-presidente da Comissão de Valores e Transparência, Vera Jourova, criticou o Twitter.

"Estou decepcionada ao ver que o relatório do Twitter está atrasado em relação aos outros e espero um compromisso mais sério com suas obrigações", disse Jourova em um comunicado.

A executiva da União Europeia disse que o relatório do Twitter carece de dados e não contém informações sobre compromissos. A companhia não comentou o assunto.