Twitter retira rótulo de “financiado pelo governo” de contas de mídia, inclusive da China

Reuters

Publicado 21.04.2023 13:53

(Reuters) - O Twitter retirou os rótulos de "financiado pelo governo" e "afiliado do Estado da China", que designavam envolvimento do governo no conteúdo editorial, das contas de várias organizações globais de mídia, mostraram seus perfis nesta sexta-feira.

O Twitter retirou o rótulo "Mídia financiada pelo governo" das contas da National Public Radio (NPR), dos Estados Unidos, da British Broadcasting Corp (BBC) e da Canadian Broadcasting Corporation (CBC).

A rede social também retirou a etiqueta "mídia afiliada ao Estado da China" nas contas do Xinhua News, bem como de jornalistas associados a publicações apoiadas pelo governo.

Embora as contas das editoras chinesas, incluindo as de seus altos funcionários e de alguns funcionários importantes do governo, tenham começado a receber o rótulo em 2020, nomes como NPR e CBC foram rotulados apenas no início deste mês.

Isso levou a NPR e a CBC a parar de postar em suas contas do Twitter, argumentando que o selo não capturava com precisão sua estrutura de governança.

Em uma entrevista à BBC na semana passada, o bilionário proprietário do Twitter, Elon Musk, disse que a plataforma de rede social estava tentando ser "precisa" e procurando alterar o rótulo.

"Nosso objetivo é simplesmente ser o mais verdadeiro e preciso possível. Estamos ajustando o rótulo para que ele seja 'financiado publicamente', o que acho que talvez não seja muito objeto de protesto", disse Musk.

Twitter, NPR, CBC e BBC não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre a remoção da etiqueta.

O Twitter também removeu na quinta-feira o tique azul verificado do perfil de milhares de pessoas, incluindo celebridades, jornalistas e políticos proeminentes como Hillary Clinton.

Entre os que perderam seus distintivos estavam o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o cofundador da Microsoft Corp (NASDAQ:MSFT), Bill Gates, e a estrela de reality show Kim Kardashian.

No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, estão entre os que perderam a verificação.

(Reportagem de Jahnavi Nidumolu e Abinaya Vijayaraghavan em Bengaluru)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações