Tyson tem lucro acima do esperado, preços elevados da carne bovina pressionam consumidores

Reuters

Publicado 05.02.2024 17:26

Por Tom Polansek e Granth Vanaik

(Reuters) - A Tyson Foods (NYSE:TSN) reportou lucro trimestral melhor do que o esperado nesta segunda-feira e disse que sua unidade de frango está se beneficiando do fechamento de fábricas nos Estados Unidos, o que fez com que suas ações tocassem brevemente seu maior patamar em nove meses.

As ações subiam 1,6%, longe das máximas anteriores, enquanto os investidores digeriam os alertas dos executivos de que a fabricante das marcas Jimmy Dean e Ball Park deve fazer mais para melhorar as operações e enfrenta demanda incerta de consumidores que ainda sofrem com preços altos.

A maior unidade da Tyson, seu negócio de carne bovina, registrou prejuízo à medida que os preços subiram e permanecem sob pressão da oferta norte-americana de gado, que caiu para o menor nível em sete décadas.

"Tomamos algumas medidas na direção certa, mas temos muito trabalho a fazer", disse o presidente-executivo da empresa, Donnie King, em teleconferência.

Em uma tentativa de melhorar os resultados, a empresa sediada em Arkansas fechou cinco plantas de processamento de frango ao longo do último ano e duas instalações onde os trabalhadores cortavam e embalavam carne bovina. A Tyson planeja fechar outra fábrica de frangos este ano.

Segundo o diretor financeiro John R. Tyson, mais fechamentos ainda são possíveis. "Estamos percebendo os resultados de colocar nossa operação onde queremos que ela esteja", disse ele em entrevista.

A receita operacional ajustada da Tyson caiu 9,2% para 411 milhões de dólares no primeiro trimestre encerrado em 30 de dezembro.

A receita ajustada da unidade de frangos subiu quase 150%, para 192 milhões de dólares. Os preços do frango da Tyson caíram 3,9%, enquanto os volumes de vendas recuaram 1,5%.

O negócio de carne bovina da Tyson teve prejuízo operacional de 117 milhões de dólares no primeiro trimestre, ante receita de 129 milhões de dólares um ano antes. O prejuízo incluiu perdas de estoque de cerca de 56 milhões de dólares relacionadas a uma queda nos contratos futuros de gado, segundo os executivos.