Uber tem 2º trimestre seguido de lucro, mas projeções decepcionam

Reuters

Publicado 09.02.2022 19:11

Por Tina Bellon e Nivedita Balu

(Reuters) - A Uber (NYSE:UBER)  (SA:U1BE34) divulgou nesta quarta-feira seu segundo lucro operacional trimestral, à medida que a demanda pelo serviço de carona retornou aos níveis pré-pandemia e seu negócio de entrega fechou no azul pela primeira vez.

Apesar disso, a projeção de lucro para o atual trimestre ficou aquém das projeções de Wall Street.

A Uber estimou lucro ajustado para os primeiros três meses de 2022 abaixo do esperado, já que a variante Ômicron da Covid-19 reduziu a demanda por viagens em janeiro. A rival Lyft (NASDAQ:LYFT) emitiu um aviso similar na terça-feira.

A Uber projeta lucro ajustado no primeiro trimestre antes de juros, impostos, depreciação e amortização de 100 milhões a 130 milhões de dólares.

Isso se compara à estimativa de analistas de 149,6 milhões de dólares, segundo dados da Refinitiv. A projeção para reservas brutas entre 25 bilhões e 26 bilhões de dólares também ficou abaixo das estimativas, de 27,3 bilhões de dólares.

Mas a empresa disse que os negócios começaram a reagir em fevereiro. "Enquanto a variante Ômicron começou a impactar nossos negócios no final de dezembro, a mobilidade já está começando a se recuperar, com reservas brutas subindo 25% mês a mês na semana mais recente", disse o presidente-executivo da Uber, Dara Khosrowshahi, em comunicado.

No quarto trimestre de 2021, a Uber teve 5,8 bilhões de dólares em receita. A unidade de entregas, composta em grande parte pelo serviço de restaurantes Uber Eats, teve o primeiro Ebitda ajustado positivo de 25 milhões de dólares.

O delivery surgiu como um dos principais pontos fortes da empresa durante a pandemia. As manutenção dos níveis de reservas de entrega sinalizam que a recuperação nas corridas não ocorreu às custas da entrega de alimentos, com os consumidores aderindo ao serviço mesmo com a reabertura da economia.

A empresa divulgou um Ebitda de 86 milhões de dólares para o quarto trimestre, ante prejuízo na mesma base de 454 milhões de dólares um ano atrás, bem acima das expectativas dos analistas de 62 milhões de dólares;

A Uber teve lucro líquido de 892 milhões de dólares, ao reavaliar participações na Grab e na empresa de direção autônoma Aurora.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações