Uber tenta conquistar táxis pretos de Londres

Reuters

Publicado 29.11.2023 11:41

LONDRES (Reuters) - A Uber (NYSE:UBER) abrirá sua plataforma para os táxis pretos de Londres no próximo ano, informou a empresa nesta quarta-feira, tentando conquistar os táxis da capital britânica após uma década de tensões.

Os motoristas de táxis pretos de Londres - que precisam passar em um teste chamado "The Knowledge" (O Conhecimento), que exige que eles memorizem milhares de rotas dentro da cidade - há muito tempo estão em desacordo com a Uber, argumentando que ela ameaça seus meios de subsistência.

O novo serviço oferecido pela Uber, que será implementado no início de 2024, permitirá que os motoristas de táxi preto se inscrevam no aplicativo para fazer viagens agendadas. A gigante sediada nos Estados Unidos está oferecendo a eles um acordo sem comissão nos primeiros seis meses.

Mas um grupo que representa a maioria dos motoristas de táxis pretos rejeitou a oferta, dizendo que não havia demanda por parte dos integrantes.

"Não temos interesse em manchar o nome do icônico e mundialmente conhecido comércio de táxis pretos de Londres, alinhando-o com a Uber, seu histórico de segurança ruim e tudo mais que vem com ela", disse Steve McNamara, secretário-geral da Associação de Motoristas de Táxi Licenciados (LTDA).