UBS e Nomura elevam perdas dos bancos com Archegos para mais de US$10 bi

Reuters

Publicado 27.04.2021 18:09

Por Brenna Hughes Neghaiwi

ZURIQUE (Reuters) - O UBS (SIX:UBSG) (SA:UBSG34) revelou uma perda inesperada de 774 milhões de dólares nesta terça-feira, devido ao colapso do fundo norte-americano Archegos, levando o prejuízo de bancos que negociaram com o family office para mais de 10 bilhões de dólares.

A perda do maior banco da Suíça vem no momento em que as consequências da Archegos seguem afetando o setor bancário, com o Nomura divulgando na terça-feira seu maior prejuízo trimestral em mais de uma década, como resultado de suas negociações com a Archegos. O banco japonês disse que registrará perdas de cerca de 2,9 bilhões de dólares por conta do episódio.

O Morgan Stanley (NYSE:MS) (SA:MSBR34) perdeu quase 1 bilhão de dólares com a implosão do family office. O Credit Suisse (SIX:CSGN) (SA:C1SU34), rival do UBS, foi o mais atingido, com uma baixa de mais de 5 bilhões depois que a Archegos deixou de pagar as chamadas de margem no fim de março.

Maior gestor de fortunas do mundo, o UBS disse que agora está revisando todas as relações com clientes, tanto em sua unidade de corretagem que atende a fundos de hedge, quanto dentro de seu negócio de family office, que administra grandes montantes fortunas de famílias. A empresa também está revisando seus sistemas de gestão de risco.

"Entendo que vocês estão desapontados. Nós também estamos", disse o presidente da UBS, Ralph Hamers, a analistas em uma em uma conferência respondendo a perguntas sobre a perda.

"(A perda da Archegos) destaca o risco inerente em suas atividades de mercado de capitais e apresenta um revés contra sua cultura (da UBS) de aversão ao risco", disse o analista da Moody's, Michael Rohr.