Ultrapar anuncia plano de sucessão do conselho de administração

Estadão Conteúdo

Publicado 22.09.2021 18:02

Atualizado 23.09.2021 07:47

Ultrapar anuncia plano de sucessão do conselho de administração

A Ultrapar (SA:UGPA3) anunciou nesta quarta-feira, 22, um plano extenso de sucessão do seu conselho de administração. Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia informou que o atual presidente do colegiado, Pedro Wongtschowski, cujo mandato se encerrará em abril de 2023, será substituído por Marcos Marinho Lutz, atual conselheiro da companhia.

Neste processo de preparação, foi definido que, entre janeiro de 2022 e abril de 2023, Marcos Lutz assumirá a posição de diretor presidente da Ultrapar, para se aprofundar nos diversos negócios do Grupo Ultra. Lutz, que iniciou sua carreira no Grupo Ultra em 1994 como trainee e permaneceu até 2003, tendo chegado à posição de presidente da Ultracargo, possui experiência em posições de liderança em negócios de energia e infraestrutura, tendo sido CEO da Cosan (SA:CSAN3) S.A. de 2009 a 2020.

O conselho definiu, também, a eleição de Frederico Fleury (SA:FLRY3) Pinheiro Curado, atual diretor presidente, para a vice-presidência do conselho de administração da Ultrapar, posição que assumirá em janeiro de 2022, "encerrando um ciclo de redirecionamento estratégico, revisão de portfólio e renovação das lideranças do Grupo Ultra iniciado em 2017". Frederico Curado sucederá a Lúcio de Castro Andrade Filho, que se aposentará ao final de 2021, após 45 anos.

"O Grupo Ultra, com um processo planejado de sucessão e renovação de suas lideranças em preparação para um novo ciclo de crescimento, assegura a continuidade de sua estratégia de foco nos setores de energia e infraestrutura, com ênfase crescente na transição da matriz energética, além do contínuo aperfeiçoamento de seus processos de governança corporativa", disse a empresa no documento.

Também em fato relevante, a Ultrapar comunicou que o conselho de administração da companhia aprovou hoje outros dois importantes movimentos organizacionais: a eleição de Leonardo Remião Linden como novo presidente da Ipiranga e a eleição de Marcelo Pereira Malta de Araújo para a diretoria executiva Corporativa e de Participações na holding Ultrapar. Ambas serão efetivadas em outubro de 2021.

Segundo o documento, Marcelo Araújo integrou-se ao Grupo Ultra há três anos como presidente da Ipiranga "e detém reconhecida liderança institucional no setor downstream de óleo e gás no Brasil". Na nova posição, terá a responsabilidade das áreas de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Comunicação, Jurídico Corporativo, Compliance, Riscos e Auditoria Interna do Grupo Ultra.

Leonardo Linden integrou-se ao Grupo Ultra há cinco anos para estruturar e liderar a Iconic, joint venture entre Ipiranga e Chevron (NYSE:CVX) (SA:CHVX34)no setor de lubrificantes iniciada no final de 2017, e conduziu desde então o crescimento do negócio, "tendo quintuplicado o Ebitda recorrente entre 2018 e 2020. Em abril de 2021 passou a ocupar a Vice-Presidência Comercial da Ipiranga, como parte de um processo planejado de sucessão da presidência da Ipiranga.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Executivo com longa carreira no setor de combustíveis no Brasil e nos Estados Unidos, com passagens pelas empresas Exxon Mobil (NYSE:XOM), (SA:EXXO34), Cosan e Raizen  (SA:RAIZ4), Linden terá como prioridade a execução do plano de melhoria da rentabilidade e crescimento da Ipiranga", disse a Ultrapar.

A companhia informou, ainda, no contexto do processo de sucessão na Ipiranga, que John Shojiro Suzuki, atual Diretor de Planejamento e Controle, deixará a empresa e será sucedido por Cristiane Silva Leite, uma das principais executivas do Grupo Ultra, com sólida experiência financeira construída na holding Ultrapar, Oxiteno e Ultracargo. Cristiane, que atualmente é Diretora de Riscos, Compliance e Auditoria Interna da Ultrapar, será sucedida por Fernanda Teves de Souza, atual gerente de Compliance da companhia.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações