URGENTE: André Brandão pede renúncia ao cargo de presidente do Banco do Brasil

Investing.com

Publicado 18.03.2021 18:14

Por Leandro Manzoni

Investing.com - André Brandão não quer ser mais presidente do Banco do Brasil (SA:BBAS3). O executivo pediu renúncia do cargo, segundo fato relevante divulgado pelo banco estatal nesta quinta-feira (18).

O comunicado diz que o pedido de renúncia foi entregue ao presidente da República Jair Bolsonaro, ao ministro da Economia Paulo Guedes e ao presidente do Conselho de Administração do banco Hélio Magalhães. 

Brandão deixaria o cargo em 1º de abril, segundo o fato relevante, que foi assinado pelo vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores Carlos José da Costa.

"Os rumores de sua demissão juntamente com o evento da demissão de Castelo Branco na Petrobras,  já corrigiram o valor das ações de BBAS3, mas a recente demora gerou um sentimento de que havia, para parte dos investidores, possibilidades de Brandão permanecer", diz Leo Monteiro, analista da Ativa Investimentos, que classifica a notícia como negativa. O analista projeta impacto da notícia nas ações do banco no pregão de amanhã.

h2 Contexto/h2

O executivo quase havia sido demitido por Bolsonaro em janeiro, após apresentar um plano de reestruturação que previa o fechamento de 112 agências bancárias e o desligamento voluntário de até cinco mil funcionários. Bolsonaro não gostou do plano e considerou a demissão de Brandão, que foi evitada após o presidente ouvir o ministro Guedes e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

No entanto, nos últimos dois meses o nome de Brandão sempre foi alvo de especulação quanto à sua saída e substituição, reforçada após a interferência do Palácio do Planalto na Petrobras (SA:PETR4), com a troca de Roberto Castello Branco pelo general Joaquim Silva e Luna, então presidente de Itaipu. No episódio da Petrobras, Bolsonaro estava incomodado com o sucessivos aumentos no preço do diesel e da gasolina e sofrer pressão dos caminhoneiros.

Uma declaração de Castello Branco de que "não era problema da Petrobras os caminhoneiros" foi a gota d'água do presidente para a substituição, que ainda ameaçou fazer interferências em outras estatais e setores regulados, como o mercado de energia elétrica.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações