Usiminas tem resultado menor no 1º tri, mas acima do esperado

Reuters

Publicado 20.04.2023 07:57

Atualizado 20.04.2023 08:30

SÃO PAULO (Reuters) -A Usiminas (BVMF:USIM5) publicou nesta quinta-feira lucro líquido de 544 milhões de reais no primeiro trimestre, uma queda ante o desempenho positivo de cerca de 1,3 bilhão obtido um ano antes, mas acima das expectativas do mercado.

A companhia apurou um desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 783 milhões de reais entre janeiro e março, queda de 50% sobre um ano antes.

Analistas, em média, esperavam que a Usiminas publicasse lucro líquido de 336,5 milhões de reais para o primeiro trimestre e Ebitda de 760,9 milhões, segundo dados da Refinitiv.

A companhia, uma das maiores produtoras de aços planos do Brasil, e que tem a Ternium como uma de seus principais acionistas, teve faturamento de 7,25 bilhões de reais no trimestre passado ante previsão média de analistas de 7,67 bilhões, segundo a Refinitiv.

A Usiminas estimou vendas de aço de 900 mil a 1 milhão de toneladas no segundo trimestre. Um ano antes, o volume vendido no período foi de 1,088 milhão de toneladas.

No primeiro trimestre, a companhia teve vendas de 1,035 milhão de toneladas de aço, crescimento de 7% sobre os três últimos meses de 2022, mas queda de 9% na comparação anual.

REFORMA DO ALTO-FORNO 3

A Usiminas inicia este mês a paralisação do alto-forno 3 da usina em Ipatinga (MG) para uma reforma geral bilionária, uma tarefa que tem feito a companhia trabalhar há meses na montagem de estoques de aço para que possa atender a demanda ao longo deste ano.

Segundo a companhia, o investimento na reforma é de 2,7 bilhões de reais e o pico das obras será em junho. A empresa havia informado anteriormente que o equipamento ficaria parado por cerca de 110 dias. Para as reformas, que incluem também a aciaria 2 da usina, a Usiminas afirmou que serão gerados 9 mil postos de trabalho temporário.

(Por Gabriel Araújo, edição Alberto Alerigi Jr.)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações