Vacinas e resultados de eleições nos EUA dão otimismo a investidores, diz UBS

Investing.com

Publicado 27.01.2021 15:42

Por Ana Julia Mezzadri

Investing.com - O progresso no desenvolvimento e na aplicação de vacinas contra a Covid-19 e os resultados das eleições nos Estados Unidos estão impulsionando o otimismo de investidores e empresários ao redor do mundo, segundo pesquisa do UBS divulgada nesta quarta-feira (27).

Os investidores e empresários entrevistados demonstraram otimismo não apenas com a recuperação econômica, mas também com os mercados de ações, segundo o banco. Vale ressaltar, no entanto, que a maioria não espera um retorno à normalidade antes de julho deste ano.

A maioria dos entrevistados (60%) têm uma visão positiva para a economia nos próximos 12 anos. Há três meses, quando a última edição da pesquisa foi realizada, esse percentual era de 55%. Em relação ao mercado de ações, 61% se dizem cada vez mais otimistas para os próximos seis meses, alta de 6 pontos percentuais.

Entre os motivos para esse otimismo, 72% citam o progresso das vacinas para Covid-19 e 62% mencionam o potencial impacto dos resultados das eleições nos EUA.

No Brasil, os principais motivos de otimismo citados foram o progresso da vacina (80%), o crescimento da renda do agronegócio (54%) e reformas microeconômicas (53%), enquanto os principais fatores de preocupação foram o atraso potencial da vacina (75%), a taxa de desemprego (58%) e o nível da dívida em relação ao PIB (54%).

Entre os empresários, a pesquisa aponta que 72% no mundo e 82% no Brasil estão confiantes com seu próprio negócio nos próximos 12 meses, contra 69% anteriormente, citando como motivos o momento dos negócios, o progresso das vacinas e a política monetária favorável. Outro ponto importante é que quase um terço deles (32%) pretende contratar mais funcionários.

Outro tópico destacado na pesquisa foi o aumento da relevância dos investimentos sustentáveis. Hoje, oito em cada 10 investidores esperam que os investimentos sustentáveis entreguem resultados equivalentes ou até melhores do que os investimentos tradicionais, de acordo com o estudo.

No Brasil, 61% dos investidores disseram ter uma alocação em investimento sustentável de 30% ou mais. Os principais motivos para essa escolha de investimento, segundo eles, são identificar oportunidades adicionais, melhorar a diversificação geral e o impacto da Covid-19.

A pesquisa Investor Sentiment do UBS entrevistou mais de 4 mil investidores e empresários de 14 mercados diferentes entre dezembro e janeiro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações