Vale Indonesia assina acordo com chinesa Huayou para nova planta HPAL de níquel

Reuters

Publicado 13.09.2022 11:43

JACARTA (Reuters) - A mineradora de níquel PT Vale (BVMF:VALE3) Indonesia assinou nesta terça-feira um acordo com a chinesa Zhejiang Huayou Cobalt para a construção de uma segunda planta de lixiviação ácida de alta pressão (HPAL) para produzir material de níquel usado em baterias de veículos elétricos.

Pelos termos do acordo, a Vale e a Huayou planejam construir uma planta HPAL de 1,8 bilhão de dólares em Sorowako, em Sulawesi do Sul, para produzir 60.000 toneladas de níquel em precipitado de hidróxido misto (MHP), disse a presidente-executiva, Febriany Eddy, a repórteres.

Em abril, a Vale também assinou um acordo com a Huayou para desenvolver uma planta HPAL em Pomalaa, sudeste de Sulawesi, para produzir 120.000 toneladas de MHP. A montadora norte-americana Ford (NYSE:F) Motor mais tarde se juntou à parceria para esta fábrica.

Semelhante ao acordo para Pomalaa, a Huayou também deve construir a planta em Sorowako, com a Vale detendo direitos de comprar participação no empreendimento, acrescentou o diretor financeiro Bernardus Irmanto.

Febriany disse que uma decisão final de investimento para a planta de Pomalaa é esperada até o final deste ano, e para Sorowako, no próximo ano.

A construção de cada fábrica levaria cerca de três anos no máximo, disse ela.

“São projetos estratégicos para a Vale porque vão produzir MHP, que é um material para baterias de carros elétricos”, acrescentou Febriany.