Vale prevê quitar valores de hidrelétrica atingida por Samarco; estima R$781 mi

Reuters

Publicado 10.09.2021 09:29

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale (SA:VALE3) informou que apresentou proposta à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre caso envolvendo a usina hidrelétrica Risoleta Neves que prevê o pagamento de todos os valores decorrentes da paralisação da unidade, atingida pela barragem da Samarco.

A Vale é sócia do Consórcio Candonga, operador da usina, que vinha recebendo repasses --apesar de a unidade estar parada desde 2015--, por meio de um sistema de compartilhamento de riscos de geração do setor elétrico que funciona como um condomínio.

A mineradora disse que os pagamentos, que incluirão período 5 de novembro de 2015 até dezembro de 2022, ocorrerão independentemente do resultado da ação que é movida pelo Consórcio Candonga contra a Aneel.

"Os valores retroativos, já repassados à usina, serão corrigidos, estimados em cerca de 781 milhões de reais, e pagos na contabilização do primeiro mês posterior à data de início de vigência do Termo de Compromisso", disse a Vale na noite de quinta-feira em nota.