Vale (VALE3): Decisão de escolha para CEO pode ocorrer até término da gestão atual

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 06.02.2024 08:32

Investing.com – Após notícias na mídia sobre o processo de escolha da presidência da Vale (BVMF:VALE3), a mineradora confirmou que avalia a possível recondução do atual CEO, Eduardo Bartolomeo, ou a realização de um processo sucessório. A decisão poderá ocorrer até o término previsto do mandato do gestor, que vai até 26 de maio.

A Vale destaca, em resposta a ofício da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que a escolha do presidente é de competência exclusiva do Conselho de Administração. “O processo está sendo conduzido pelo Conselho de Administração e, conforme previsão em política, conta com o apoio do Comitê de Pessoas e Remuneração, a quem compete a definição e o monitoramento de metas de avaliação de desempenho do Comitê Executivo”, informou a Vale em comunicado.

Nos últimos dias, publicações como os jornais Valor Econômico e O Globo pontuaram que a última reunião do Conselho de Administração iniciou a avaliação do atual gestor, mas não deliberou sobre uma eventual recondução.

O Valor apurou que o Conselho segue dividido sobre a recondução de Bartolomeo, que está no cargo desde 2019. O Valor ainda aponta como potenciais candidatos, além de Bartolomeo, Luís Henrique Guimarães, integrante do Conselho da Vale, além de outro nome que pode ser de fora da mineradora.

Conforme O Globo, a desistência do governo de emplacar o nome do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no cargo deve levar a pressões para a escolha de outro nome, pois críticos do atual presidente mencionam a interlocução com o governo federal como problemática.

As ações da Vale fecharam o pregão de ontem em baixa de 0,86%, a R$65,51. A média das estimativas de modelos compiladas pelo InvestingPRO é de um preço-justo de R$89,09, potencial de valorização de 36%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações