Varejo: 2021 deve ser incerto; veja as ações queridinhas do Goldman Sachs

Investing.com

Publicado 15.01.2021 18:09

Atualizado 16.01.2021 08:32

Por Ana Julia Mezzadri

Investing.com - O ano que começa deve ser incerto para o varejo — sobretudo o primeiro semestre, com o fim do auxílio emergencial, a baixa confiança do consumidor, o novo aumento nas taxas de infecção da Covid-19 e potenciais novas restrições, que ameaçam o setor, segundo o Goldman Sachs.

CONFIRA: Desempenho do Índice de Consumo

Ainda que haja discussões sobre uma extensão do auxílio emergencial, na esteira do aumento de infecções por coronavírus , o banco acredita que este incremento de renda seguiria direcionado ao e-commerce e a varejistas de alimentos.

No segundo semestre, a vacinação de boa parte da população, a melhora na confiança, no emprego e no crédito, além da queda da inflação nos alimentos, possibilitam um olhar mais otimista. O período pode ser de recuperação também para o setor de serviços. Vale ressaltar, porém, que há risco de atraso nas campanhas de vacinação.

Nesse contexto incerto, o banco recomenda aos investidores a escolha de líderes do e-commerce, como Mercado Livre (NASDAQ:MELI) (SA:MELI34), B2W (SA:BTOW3) e Magazine Luiza (SA:MGLU3); em varejistas de alimentos, como Carrefour Brasil (SA:CRFB3) e Pao de Açúcar (SA:PCAR3); e em ações em trajetória de consolidação e de alta qualidade, como Lojas Renner (SA:LREN3).

VÍDEO: Análise da Renner - Ação Tem Potencial Para se Valorizar em 2021

E-commerce/h2

O banco acredita que os líderes do setor de e-commerce devem seguir se beneficiando das mudanças de comportamento do consumidor aceleradas pela pandemia.

No segmento, a principal escolha do Goldman Sachs é o Mercado Livre (SA:MELI34), que, na sua visão, continua a executar à frente da concorrência em termos de fornecimento, experiência do usuário e oportunidades de fintechs. O banco recomenda Compra para a ação.

LEIA MAIS: Mercado Livre vai financiar entregadores para compra de veículos elétricos no Brasil

O Goldman também tem uma visão positiva sobre a B2W (SA:BTOW3), com recomendação de Compra, por esperar crescimento do total de vendas em 2021. A acionista controladora Lojas Americanas (SA:LAME4), também com recomendação de Compra, pode ser uma maneira interessante de ganhar exposição à B2W, pois tem o componente de descontado do varejo físico, diz o banco.

Finalmente, outra companhia que recebe recomendação de Compra do Goldman é a Magazine Luiza (SA:MGLU3), por estar bem posicionada para seguir entregando forte crescimento do total de vendas.

Varejistas de alimentos/h2

No segmento, que deve se beneficiar das tendências de alta inflação dos alimentos e de mudança do consumo para dentro de casa, o banco elege Carrefour Brasil (SA:CRFB3) e Pão de Açúcar (SA:PCAR3), que têm catalisadores atrativos no curto prazo, qualidades defensivas e níveis baratos de valuation.

Varejistas que devem ganhar market share/h2

Nesse grupo, a maior aposta do banco é a Lojas Renner (SA:LREN3), que deve continuar a ganhar market share de um mercado ainda altamente fragmentado. A execução digital, a integração da cadeia de produção e os investimentos em tecnologia nas lojas são apontados como diferenciais da companhia, que recebe recomendação de Compra.

O banco destaca ainda Arezzo&Co (SA:ARZZ3) e Centauro (SA:CNTO3), com recomendação Neutra, que ainda devem enfrentar incertezas, mas se recuperar no segundo semestre. Em ambos os casos, aquisições relevantes também ajudam a gerar valor.

Teses de investimento adicionais/h2

O Goldman Sachs mantém recomendação de Compra para Raia Drogasil (SA:RADL3), por suas qualidades defensivas, ganhos estáveis de market share e um algortimo de crescimento confiável. Além disso, a possibilidade de o governo optar por parcerias com grandes redes de farmácias para distribuir as vacinas de Covid-19 cria um upside adicional.

Em relação à Via Varejo (SA:VVAR3), o banco aponta o forte crescimento no total de vendas do e-commerce em 2020, mas destaca o grande intervalo de market share entre ela e os três líderes do e-commerce brasileiro, o que mantém a recomendação de Venda, visto que para estreitar esse intervalo seriam necessários investimentos significativos em tecnologia, logística, diversificação de produtos e marketing.

A recomendação também é de Venda para a Natura (SA:NTCO3), apesar dos resultados mais fortes do que o esperado para o 3T20, pois o banco acredita que serão necessários fortes investimentos em projetos relacionados à Avon.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações