Veja quais ações ter ou evitar no setor mais protegido da Bolsa

Money Times

Publicado 10.03.2020 13:33

Atualizado 10.03.2020 13:58

O setor de serviços é o mais protegido da B3, em especial o de energia, de acordo com a análise realizada pelo analista Marcelo Sá do Itaú BBA. Mesmo com a queda de 24% do Ibovespa nos últimos 15 dias impulsionada pelo coronavírus e pelo petróleo, as ações do ramo não devem ser tão afetadas.

Dentre os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia, a transmissão deve ser a parte mais defensiva, pois tem risco zero de queda na demanda e conta com suas receitas corrigidas pela inflação. Por outro lado, a distribuição é a área mais suscetível ao cenário, já que a possível queda do PIB afeta diretamente a demanda de energia.

Sendo assim, Taesa (TAEE11), Transmissão Paulista (TRPL4), Alupar (ALUP11) e Engie (EGIE3) devem ser as ações com maior vantagem nesse cenário conturbado.

Por outro lado, as empresas que foram afetadas, mas devem se recuperar com mais facilidade são Equatorial (EQTL3), Energisa (SA:ENGI4) (ENGI11) e Copel (CPLE6).

Para o analista, apesar da expectativa, o efeito no Ebitda das empresas deve ser pequeno. Ele ainda afirma que o valor da energia à vista deve ser mais influenciado por chuvas do que por mudanças na demanda de energia, como as que estão acontecendo.

Por Money Times

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações