Via reverte resultado e tem prejuízo no 3º tri, segura margem bruta em 31%

Reuters

Publicado 10.11.2022 21:19

SÃO PAULO (Reuters) - A Via, dona das bandeiras Casas Bahia e Ponto, teve prejuízo de 135 milhões de reais no terceiro trimestre, revertendo resultado positivo de 101 milhões registrado no mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira.

A companhia apurou uma geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 475 milhões de reais, queda de 29% na comparação anual.

A receita líquida caiu 4,6%, para 7 bilhões de reais, mas a companhia conseguiu manter a margem bruta no patamar de 31%.

O recuo na receita ocorreu com uma queda de 7,6% nas vendas totais incluindo o marketplace (GMV), para 10,2 bilhões de reais, em um trimestre que o presidente da companhia, Roberto Fulcherberguer, afirmou ter sido "mais desafiador do que prevíamos".

Mais cedo, a rival Americanas também publicou prejuízo para o terceiro trimestre, de mais de 200 milhões de reais, pressionada por queda de vendas em especial de eletrônicos, e após adotar estratégia mais conservadora para preservar rentabilidade.

Ambas as companhias reportaram maior fraqueza nas vendas digitais do trimestre passado, mas a Via informou no balanço que outubro "foi de crescimento nos canais online e offline e reforça nossa boa expectativa para o quarto trimestre".

A Via, cujos resultados nos últimos trimestres têm sido pressionados por despesas relacionadas a processos trabalhistas, afirmou que os gastos nessa área ficaram abaixo do esperado no trimestre passado.

A companhia registrou queda de 11% nos novos processos sobre um ano antes, queda de 33% nos pagamentos e redução da participação das ações mais caras. A saída de caixa foi de 259 milhões de reais e a empresa conseguiu monetizar no período créditos tributários de 401 milhões.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações