VLI e ALE inauguram transporte de etanol pela Norte-Sul em direção a São Luís

Reuters

Publicado 22.08.2023 15:37

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A operadora logística VLI e a distribuidora de combustíveis ALE fizeram juntas em julho, pela primeira vez, um fluxo ferroviário de biocombustíveis de Porto Nacional (TO) a São Luís (MA), pela Ferrovia Norte-Sul, informaram as companhias em um comunicado nesta terça-feira.

Foram transportados em caráter experimental 545 metros cúbicos de etanol anidro, no fluxo que até então era feito por rodovia e demandava três caminhões, em média, para cada vagão carregado. O volume transportado irá abastecer postos da rede ALE no Maranhão.

Pela via rodoviária, o combustível percorria mais de 1.300 km para chegar a São Luís, destacaram as empresas, ressaltando que a distribuidora é cliente histórica da VLI e realiza com regularidade o fluxo oposto por trajeto ferroviário, movimentando combustíveis de São Luís a Porto Nacional.

A operação foi possível após a construção conjunta da solução logística por ambas as empresas.

"O fluxo de retorno representa um maior aproveitamento dos vagões utilizados no transporte de combustíveis, que fariam o trajeto de volta a São Luís vazios", disse no comunicado o gerente comercial de Combustíveis da VLI, João Carlos Apolônio de Souza.

O gerente de Estratégia Logística da ALE, Elmer Vinhote, ponderou que a iniciativa teve caráter experimental, com o objetivo de avaliar a viabilidade da operação.

"Obtivemos êxito e a intenção agora é expandir essa modalidade em colaboração com a VLI, explorando mais a fundo essa estratégia, que ainda possui potencial pouco explorado pelo mercado", afirmou.

Sem dar detalhes, Vinhote adiantou que há previsão de novos projetos em conjunto com a VLI -- que tem a mineradora Vale (BVMF:VALE3) como principal acionista.

Operado pela VLI, o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul transporta produção do agronegócio da região de Matopiba para exportação pelo sistema portuário de São Luís, além de cargas como celulose e combustíveis –- nesse último caso, para abastecimento do mercado interno.

Em 2022, a VLI movimentou cerca de 15 milhões de toneladas na FNS, um aumento de 18% em relação ao ano anterior.

 

(Por Marta Nogueira)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações