Wall Street tem forte queda com preocupações sobre recessão econômica

Reuters

Publicado 29.09.2022 10:37

Atualizado 29.09.2022 11:50

Por Susan Mathew e Ankika Biswas e Shreyashi Sanyal

(Reuters) - Os índices de ações dos Estados Unidos caíam acentuadamente nesta quinta-feira, com as preocupações sobre uma desaceleração econômica global devido a aumentos agressivos dos juros pelos bancos centrais e os riscos de potencial contágio de turbulência nos mercados do Reino Unido elevando a aversão a risco.

Dos 11 índices setoriais do S&P, seis caíam mais de 2%. O Nasdaq tombava devido a perdas em ações de crescimento de mega capitalização, como de Amazon.com Inc (NASDAQ:AMZN), Apple Inc (NASDAQ:AAPL), Microsoft Corp (NASDAQ:MSFT), Meta Platforms Inc (NASDAQ:META) e Tesla (NASDAQ:TSLA) Inc, que caíam entre 2,41% e 4,12%.

A calma oferecida pela decisão do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) de quarta-feira de comprar títulos governamentais de longo prazo para estabilizar a turbulência nos mercados --provocada por um novo plano econômico do governo-- durou pouco.

Na véspera, o S&P 500 registrou seu primeiro ganho em sete sessões. O índice de referência perde cerca de 9,1 trilhões de dólares em valor de mercado neste ano e foi avaliado pela última vez em 31,2 trilhões de dólares, segundo a Datastream.

Os principais índices de Wall Street estavam prestes a apagar quase todos os ganhos da sessão anterior.

Enquanto isso, comentários da presidente do Federal Reserve de Cleveland, Loretta Mester, ecoaram falas de outras autoridades do banco central norte-americano desta semana, quando prometeram mais aumentos nos juros para conter a inflação.