Western Digital e Kioxia conversam para criar gigante da fabricação de chips, diz fonte

Reuters

Publicado 26.08.2021 11:45

Por Krystal Hu e Makiko Yamazaki

NOVA YORK/TÓQUIO (Reuters) - A Western Digital Corporation (NASDAQ:WDC) (SA:W1DC34) está em conversas avançadas para uma possível fusão de 20 bilhões de dólares em ações com a fabricante de chips japonesa Kioxia, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto, o que criaria uma gigante da memória NAND para rivalizar com a Samsung Electronics (KS:005930)

As empresas podem chegar a um acordo ainda em meados de setembro, e o presidente-executivo da Western Digital, David Goeckeler, estaria no comando da combinação entre as duas firmas, disse a pessoa.

O Wall Street Journal informou sobre as conversas mais cedo na quarta-feira. A Kioxia Holdings Corp e a Western Digital disseram que não comentam especulação sobre fusões.

A combinação entre as duas reescreveria a competição para capturar uma robusta demanda por chips de memória que tem sido impulsionada pela expansão do 5G e mais pessoas trabalhando em casa por causa da pandemia.

Embora a Samsung domine mais de um terço do mercado de NAND, segundo a empresa de pesquisas TrendForce, a Kioxia tem uma fatia de quase 19%, e a Western Digital, de 15%. A SK Hynix, da Coreia do Sul, e as empresas norte-americanas Micron Technology  (NASDAQ:MU) (SA:MUTC34) e Intel (NASDAQ:INTC) (SA:ITLC34) são as outras grandes personagens desse mercado.

'Um acordo como esse seria uma ação defensiva, mas prudente da Western para reforçar sua posição competitiva no mercado de chips que está se consolidando rapidamente", afirmou o analista da Morningstar, William Kerwin, em relatório.

"No longo prazo, esperamos que o mercado NAND… se consolide para três empresas líderes para um produto muito semelhante a uma commodity", disse Kerwin.

A indústria do chip de memória já está se consolidando, com a Hynix concordando com a compra dos negócios de NAND da Intel por 9 bilhões de dólares ano passado, um acordo que ainda aguarda a liberação antitruste.

Uma fusão entre Western Digital e Kioxia também deve atrair a atenção antitruste em muitos países, incluindo Estados Unidos e China.

h2 Donos da Kioxia/h2

No Japão, as duas empresas produzem em conjunto os chips NAND, que não precisam de energia para guardar os dados e são usados em smartphones, televisões, servidores de centros de dados e painéis de exibição de anúncios públicos.

A Kioxia, vendida pela Toshiba em 2018 para um consórcio liderado pela Bain Capital por 18 bilhões de dólares como Toshiba Memory Corp, arquivou planos ano passado para o que seria a maior oferta pública inicial do Japão em 2020.

Um IPO ainda é uma possibilidade se a Kioxia não chegar a um acordo com a Western Digital, afirmou a fonte à Reuters.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Por Eva Mathews em Bengaluru, Krystal Hu em Nova York e Makiko Yamazaki em Tóquio; reportagem adicional de Brenda Goh em Xangai)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações