XP é a 1ª fintech a colocar executivo de TI no comando, diz jornal

Investing.com

Publicado 15.03.2021 11:27

Investing.com - O anúncio inesperado da mudança no comando da XP (NASDAQ:XP), com o diretor de tecnologia, Thiago Maffra, assumindo o posto de CEO no dia 12 de maio, marca a primeira vez que uma instituição financeira brasileira coloca um executivo de TI na posição de comando, aponta matéria do Valor Econômico desta segunda-feira (15).

Será a primeira mudança na presidência da companhia, fundada há vinte anos, com a saída de Guilherme Benchimol.

A estimativa da XP é contratar cerca de 180 funcionários da área de tecnologia no trimestre, voltados a desenvolvimento de software, ciência de dados e inteligência artificial, aponta o jornal.

A plataforma anunciou nesta sexta-feira Benchimol assumirá como presidente-executivo do conselho de administração.

LEIA MAIS: XP indica Thiago Maffra como CEO, Guilherme Benchimol será chairman executivo

O anúncio ocorre no momento em que a XP expande a prateleira de produtos e serviços para ampliar a concorrência com grandes bancos brasileiros de varejo. Na quarta-feira, lançou seu cartão de crédito, como parte da campanha para volume de recursos sob gestão, para cerca de R$ 1,4 trilhão.

"Como fundador e sócio majoritário da XP, tomei a decisão de dedicar a maior parte do meu tempo e da minha energia ao crescimento estratégico da companhia e às nossas principais iniciativas de inovação, expansão, parcerias e aquisições, além do desenvolvimento contínuo da nossa cultura e do nosso time", afirmou Benchimol em comunicado.

Segundo o site de relações com investidores da XP, Benchimol, nascido em 1976, já ocupava a cadeira de presidente do conselho de administração da companhia desde agosto de 2019. Não ficou claro de imediato quais atribuições adicionais ele pode ter como presidente executivo do conselho.

--Com informações da Reuters

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações