XP: Supermercados devem sair fortalecidos da pandemia

Investing.com

Publicado 18.01.2021 11:26

Por Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - A XP Investimentos retomou a cobertura de supermercados com recomendações de Compra para o GPA (SA:PCAR3) e o Grupo Mateus e Neutra para o Carrefour (SA:CRFB3) Brasil, acima do consenso de mercado, por ver o setor estruturalmente melhor após a pandemia no país.

Segundo os analistas, em relatório deste domingo (17), o maior consumo em casa no “novo normal”, impulsionado por políticas flexíveis de home office e novos hábitos de consumo, veio para ficar e representa maior procura de produtos para as famílias.

LEIA MAIS: XP: Papel do GPA é um dos mais baratos do mundo entre supermercados

A corretora destaca que as ações das empresas não refletiram os resultados fortes entregues ao longo de 2020 e estariam negociando abaixo dos níveis do primeiro semestre de 2019. Os analistas apontam descontos de 40% em comparação a empresas internacionais e abaixo dos níveis históricos.

h2 Pontos de atenção/h2

Dentre os pontos positivos para os papéis, os analistas citam os bons resultados do curto prazo puxado pelo atacarejo, com a reabertura de bares, restaurantes e escolas à medida que a vacinação contra a Covid-19 avance no país.

Também, a inflação, que impulsionou o preço dos alimentos, fez com que as lojas oferecessem mais produtos de marca própria, a preços mais baixos, o que parece ter consolidado a troca de algumas preferências dos consumidores. Eles também citam a oferta de produtos orgânicos e alternativas mais saudáveis, com preços atrativos.

LEIA MAIS: Ativa troca quatro de cinco papéis da carteira semanal; mantém JBS

A corretora diz ainda ver espaço para consolidação no setor, uma vez que as 10 maiores empresas detêm cerca de 40% do mercado, em comparação com os EUA em 55%, além de maior penetração digital.

Já entre os riscos, o relatório cita o fim do auxílio emergencial e preocupações com o segmento não-alimentar, apesar de representar apenas de 5% a 7% das vendas consolidadas das empresas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações